Gota D'água

Sindae participa do Segundo Encontro dos Comitês de Bacia Hidrográfica de Alagoas, Bahia e Sergipe – II ALBASE

28/05/2023

Sindae participa do Segundo Encontro dos Comitês de Bacia Hidrográfica de Alagoas, Bahia e Sergipe – II ALBASE

O encontro foi realizado nos dias 23 a 26 últimos, em Aracajú, capital do Estado de Sergipe, e contou com forte presença da Bahia que, segundo informação da organização, participou com representações de treze comitês.

Durante os 03 três dias do evento foram travados debates importantes como, por exemplo, o Planejamento das Ações dos Comitês, a cobrança pelo uso da água e o papel do poder público, usuários e sociedade civil na formulação de políticas e ações que visem o manejo e uso sustentável da água. Considerados o "Parlamento das Águas", os Comitês de Bacias Hidrográficas – CBHs, dentre as suas funções, têm como meta promover e realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos e mediar conflitos que possam ocorrer entorno dos múltiplos usos da água na bacia hidrográfica. Os comitês articulam as suas ações em conjunto com Municípios, Estados e União, com o objetivo de conservar e recuperar recursos hídricos impactados e promover a utilização sustentável da água. 

Palestraram na ocasião representantes do Ministério Público de Sergipe – MP/SE, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa, da Companhia de Saneamento de Sergipe - DESO, da Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL, da Agência Nacional de Águas – ANA, o presidente da Câmara Vereadores de Aracaju e funcionário da Deso, Ricardo Vasconcelos, a Coordenadora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia – INEMA, Thamires Gomes. Representando o Sindae estiveram, Orlando Pereira dos Santos, Suely Nelson e Ivan Aquino. O Próximo encontro ALBASE será realizado em salvador ano que vem.