Gota D'água

Sindae e Embasa acertam nova dinâmica de negociação e buscam resolver problema de transporte

27/05/2023

Sindae e Embasa acertam nova dinâmica de negociação e buscam resolver problema de transporte

Em nova rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT para o biênio 2023/2024, ocorrida nesta sexta-feira (26/05), na sede da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, que tratou das cláusulas administrativas, o Sindae aproveitou para buscar solucionar, de forma definitiva, uma grave questão que assola os (as) trabalhadores (as) da empresa, tanto os (as) novos contratados (as) quanto os (as) de concursos anteriores, que é a ausência do fornecimento de transporte. Na reunião, o Sindae também fez uma proposta à Embasa para dar mais celeridade ao processo de negociação.

No início desta semana, em ofício encaminhado à Embasa, o Sindae havia cobrado ações urgentes da empresa para garantir o fornecimento de transporte para esses (essas) trabalhadores (as) (aqui). Isso porque os (as) recém-contratados (as) não foram, até o momento, incluídos (as) nos roteiros do transporte fornecido pela empresa, inclusive na Região Metropolitana de Salvador - RMS. Sobre este tópico, o sindicato obteve a garantia expressa do presidente Leonardo pra colocar todos (todas) nos roteiros das Vans que atendem a RMS. Em concordância com o argumento do sindicato, de que não deve haver nenhum tipo de discriminação ou tratamento diferenciado entre os (as) trabalhadores (as) antigos (as) e os (as) novos (as), o presidente da Embasa deixou claro que não pretende que aconteça qualquer tratamento desigual nessa questão. Para tanto, foi determinado que a cláusula 14ª, em relação à RMS, seja cumprida integralmente.

Participaram desta terceira rodada de negociação o Coordenador Geral do Sindae, Grigorio Rocha, a Secretária Geral, Nadilene Nascimento, o Diretor de Administração e Finanças, Aloísio Filho, o Diretor da Região Metropolitana, Fernando Biron e o Diretor de Formação Sindical, Cultura, Política e Estudos Socioeconômicos, Luiz Geovane. Representando a Embasa, além do presidente Leonardo Góes, estiveram no encontro o Assessor da Presidência, Fábio Rodamilans, o Gerente da GPE, Paulo Mendonça e a Assessora da Diretoria de Gestão Corporativa – DG, Cássia Fortuna, entre outros participantes.

Em que pese o Sindae ter elencado vários pontos prioritários das cláusulas administrativas, a pauta do transporte foi o principal ponto da discussão de hoje. Por isso, para dar maior celeridade na discussão das cláusulas, considerando eventualidades de conflitos de agenda e porque neste ano todo o ACT está em discussão, sendo um conteúdo extenso, o sindicato fez uma proposição de mais de uma reunião de negociação por semana. Sendo aceita pela Embasa.

Além das cláusulas que já constam da pauta de reivindicações da categoria, o sindicato protocolou ontem (25/05) uma proposta de aditivo ao ACT 2021/2023, acerca do fornecimento do transporte, que inclui várias outras situações que estão sendo praticadas pela empresa, mas, que, devido a atual redação da cláusula 14ª, geram dúvidas de interpretação em alguns gestores.

A ideia do Sindae é propiciar mais instrumentos de segurança jurídica e flexibilidade à empresa, resolvendo diversas situações decorrentes da complexidade dos serviços prestados pela Embasa no interior do Estado. Em relação ao aditivo, a empresa ficou de fazer uma análise jurídica mais aprofundada da proposta do sindicato e retornar na próxima reunião, que já ficou marcada para a  próxima terça-feira (30/05).