11/03/2023
O Sindae recebeu denúncias nesta semana de que trabalhadores (as) terceirizados (as) das Unidades Regionais de Itamaraju - USU e de Senhor do Bonfim – UNS estariam sofrendo atrasos no pagamento de salários e benefícios. Essas práticas das prestadoras de serviços da Embasa não são nenhuma novidade e por várias vezes têm sido denunciadas pelo Sindae, a exemplo de omissão de direitos e até calotes por ocasião de rescisões de contratos de trabalho.
Segundo informações que chegaram ao conhecimento do Sindae, a empresa terceirizada CS, que foi recém-contratada pela Embasa em dezembro de 2022, desde o começo da sua operação tem tido problemas com atrasos em pagamentos tanto dos benefícios como dos salários, o que descumpriria o que consta das obrigações contratuais com os (as) seus (suas) empregados (as). Em Itamaraju o Núcleo de Gestão de Contratos da Embasa já notificou a CS duas vezes para regularização da situação, até o momento sem sucesso. Para se ter uma ideia os (as) trabalhadores (as) ainda não teriam recebido os seus vencimento de fevereiro. Exitem também reclamações sobre a péssima qualidade dos fardamentos e equipamentos de proteção individual - EPIs que estão sendo distribuídos para esses (essas) trabalhadores (as). Um verdadeiro absurdo!
Na verdade, já passou da hora da Embasa criar maneiras mais efetivas para acabar com essas práticas humilhantes e frequentes de atrasar salários de trabalhadores (as) que prestam serviços terceirizados à estatal, uma vez que a companhia tem instrumentos para isso, só não faz porque não quer. É sabido que não cumprir com obrigações é uma prática repetida dessas empresas terceirizadas.
Mês passado o Sindae já havia denunciado a Floripark Empreendimentos e Serviços Ltda, que prestava serviços na Unidade Regional de Alagoinhas – UNA até o dia 20 de janeiro deste ano, porque, na ocasião, a Floripark saiu sem pagar os saldos dos salários e as verbas de rescisão dos (das) seus (suas) trabalhadores (as).
O Sindae se solidariza com os (as) empregos (as) da CS e espera que essa situação seja resolvida o mais rápido possível.