Gota D'água

Embasa desrespeita direito ao transporte e Sindae convoca trabalhadores (as) para ingressarem na justiça

22/11/2022

Embasa desrespeita direito ao transporte e Sindae convoca trabalhadores (as) para ingressarem na justiça

Devido à falta de respeito reiterada da diretoria da Embasa em relação ao direito básico dos (das) trabalhadores (as) ao transporte, o sindicato está convocando todos (as) que estão sendo prejudicados (as) a procurarem os advogados doa entidade para ajuizar ações judiciais contra a empresa. Os (as) associados (as) devem entrar em contato e agendar atendimento no plantão jurídico, de terça-feira a quinta-feira, presencialmente ou através de telefone (71) 3111-1700. Para ingressar com a ação é preciso estar filiado (a) ao sindicato. 

Apesar do direito ao transporte estar previsto tanto na legislação trabalhista quanto no acordo coletivo, a Embasa vem negando o fornecimento de transporte para muitos trabalhadores (as), em especial dos últimos concursos, mas também tem cortado esse direito de alguns que já recebiam ou alterado a modalidade de transporte de maneira unilateral, como ocorreu recentemente nas unidades de Candeias, Camaçari e Senhor do Bonfim. 

No caso de Senhor do Bonfim, por exemplo, a empresa sabe que não há horários de transporte disponíveis compatíveis com os horários de trabalho do pessoal e em outras localidades sequer há sistema público de transporte, mas a Embasa alega que está cumprindo o acordo coletivo e ninguém sabe como. Pra piorar, essa era uma unidade que até o meio do ano estava tudo funcionando com veículos próprios, mas a empresa resolveu se auto-sabotar, desfez o que estava dando certo e criou o caos na unidade, não se sabe se por incompetência da gestão ou como forma de perseguição aos (às) trabalhadores (as).

Além das centenas de ações que o sindicato deve ingressar na justiça pleiteando o direito ao transporte, em alguns casos também pode haver ações complementares de assédio moral, tendo em vista que o corte ou alteração do fornecimento de transporte pode ter um componente de perseguição pessoal e isso será comprovado nos autos de cada processo a partir de provas reunidas pelos reclamantes. Infelizmente, a diretoria da Embasa tem escolhido o pior caminho e as consequências virão.