Gota D'água

Sindicato rejeita proposta da BRK Jaguaribe para cláusulas econômicas

06/06/2022

Sindicato rejeita proposta da BRK Jaguaribe para cláusulas econômicas

Na terceira rodada de negociação do acordo coletivo de trabalho 2022/2024, realizada na manhã desta segunda-feira (06/06), o sindicato rejeitou, já na mesa, a primeira proposta apresentada pela BRK Jaguaribe para fechamento do novo acordo. A empresa propôs o percentual de 9%, que seria aplicado tanto aos salários quanto aos demais benefícios, sem também aceitar a inclusão de nenhuma cláusula nova da pauta de reivindicações aprovada pelos (as) trabalhadores (as).

O sindicato deixou claro na mesa de que não aceitará nenhuma proposta de reposição salarial abaixo do INPC, que fechou em 12,47% para a data base de 1º de maio, bem como irá lutar pela incorporação de um ganho real, por avanços nos benefícios e incorporação de cláusulas novas. Além disso, o sindicato lembrou que a variação dos preços da cesta básica em Salvador nos últimos 12 meses, segundo dados do Dieese, foi de 25,85%, impactando enormemente aqueles que ganham os menores salários e gastam a maior parcela do que ganham com o item alimentação.

O sindicato reiterou que a BRK Jaguaribe é uma empresa que possui uma alta taxa de lucro e que tem um contrato de PPP com a Embasa que lhe garante não só a segurança financeira, mas também alta rentabilidade no seu negócio, não sendo sequer razoável ela apresentar uma proposta tão indecente para o fechamento de um acordo coletivo. Diante dos argumentos e dos dados apresentados pelo sindicato, não havendo consenso na mesa, ficou agendada uma nova rodada de negociação para o dia 15 de junho, às 15:00h, para que a empresa busque internamente uma evolução na proposta e possa apresentar para a categoria.