Gota D'água

No norte da Bahia trabalhadores (as) dos SAAEs aprovam pautas de reinvindicações para os Acordos Coletivos deste ano

20/03/2022

No norte da Bahia trabalhadores (as) dos SAAEs aprovam pautas de reinvindicações para os Acordos Coletivos deste ano

Em um novo roteiro de discussão e aprovação de pauta, representantes do Sindae estiveram nos municípios de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé, para ouvir os (as) trabalhadores(as) dessas autarquias municipais e aprovar as pautas de reinvindicações para iniciação do processo negocial do acordo coletivo deste ano.

É bom lembrar que, com a pandemia, além das dificuldades inerentes para realização de assembleias presenciais, houve também a aprovação da Lei Complementar 173/2020, conhecida como a Lei de Socorro aos Estados, que incluiu trecho que proibia reajustes nos salários dos (das) servidores (as) federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. Passado este prazo o sindicato estará  intensificando as reuniões com os (as) servidores (as) e diretorias dos SAAEs (Sistemas Autônomos de Água e Esgoto) no intuito de buscar, pelo menos, a reposição da inflação dos últimos anos nos salários.

Os próximos passos serão as reuniões de negociação, que devem acontecer na segunda quinzena do mês de abril. Nesse mesmo período também serão aprovadas as pautas de reinvindicações dos SAAEs de Curaçá, Juazeiro e Pindobaçu.

O Sindae aproveitou o momento das aprovações das pautas para alertar os (as) trabalhadores para o avanço das tentativas de privatização da água que tem atingido, com maior foco, as autarquias municipais de saneamento, como por exemplo, o município de Serra do Ramalho, Xique-xique e Valença. Nesse sentido, lembrou que é de suma importância que o trabalhador (a) esteja filiado e apoie o sindicato no enfrentamento desses desafios.

Recentemente o sindicato contratou o escritório Cruz e Matos advocacia e consultoria, que é especializado em direito administrativo e na legislação de saneamento, para implementar ações judiciais para barrar os processos de privatizações em curso.