Gota D'água

Sindae e Embasa assinam termo de prorrogação de validade do ACT 

21/10/2021

Sindae e Embasa assinam termo de prorrogação de validade do ACT 

A Embasa e o sindicato assinaram um Termo de Compromisso que estende a validade do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT da empresa até o dia o 26 de novembro próximo. Essa ação é necessária enquanto perdurar a negociação do ACT, que segue avançando. 

Em manifestação recente a empresa admitiu (aqui) a criação do PID (Programa de Incentivo ao Desligamento) e deu um passo importante para a continuidade do processo negocial. Contudo, as proposições tanto para o Programa de Aposentadoria Incentivada – PAI, quanto para o PID, ficaram muito aquém do esperado pela categoria e a Embasa também deixou de fora do PAI os (as) trabalhadores (as) que deram entrada na aposentadoria e se aposentaram após o dia 14 de novembro de 2019, ocasião em que entrou em vigor a reforma da previdência.

Em resposta à Embasa, o sindicato apresentou uma contraproposta que prevê, além da inclusão destes empregados (as) que se aposentaram após a reforma da previdência, o pagamento da multa de 40% do FGTS, do aviso prévio e de 85% sobre os salários base por cada ano de trabalhado, ou seja, a manutenção dos valores já praticados hoje no atual acordo coletivo. O sindicato também deixou claro que, em uma eventual diminuição desse montante, deve ser compensada com a inclusão de um valor a ser negociado, incorporado aos salários de todos (as) empregados (as) da empresa. O Sindae também apresentou uma tabela para abertura da janela do PID a partir do primeiro semestre de 2022 e reivindicou que a janela do PAI seja de 60 dias, como sempre foi praticado pela empresa.

Nesse momento, a diretoria do sindicato está aguardando a manifestação da Embasa acerca do ACT, que poderá acontecer nos próximos dias

TERMO DE COMPROMISSO