Gota D'água

Sindicato apresenta contraproposta para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho na Embasa

14/10/2021

Sindicato apresenta contraproposta para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho na Embasa

Na tarde desta quinta-feira (14), o sindicato se reuniu com a comissão de negociação da Embasa para apresentar a sua contraproposta com vista ao fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT2021/2023.

Na última sexta-feira, após muita relutância e até ameaça em videoconferência de cortar os benefícios dos (das) trabalhadores (as), a empresa admitiu (aqui) a criação do PID (Programa de Incentivo ao Desligamento) e deu um passo importante para a continuidade da negociação do ACT. Contudo, as proposições tanto para o Programa de Aposentadoria Incentivada – PAI, quanto para o PID, ficaram muito aquém do esperado pela categoria, prevendo o pagamento da multa de 40% do FGTS e do aviso prévio, mas com a redução de 85% para 60% do valor pago sobre o salário base por cada ano de trabalho. A Embasa também deixou de fora do PAI os (as) trabalhadores (as) que deram entrada na aposentadoria e se aposentaram após o dia 14 de novembro de 2019, ocasião em que entrou em vigor a reforma da previdência.

Na contraproposta apresentada hoje pelo sindicato, além da inclusão destes empregados (as) que se aposentaram após a reforma da previdência, foi proposto o pagamento da multa de 40% do FGTS, do aviso prévio e de 85% sobre os salários base por cada ano de trabalhado, ou seja, a manutenção dos valores já praticados hoje no atual acordo coletivo. O sindicato também deixou claro que, em uma eventual diminuição desse montante, deve ser compensada com a inclusão de um valor a ser negociado, incorporado aos salários de todos (as) empregados (as) da empresa. O Sindae também apresentou uma tabela para abertura da janela do PID a partir do primeiro semestre de 2022 e reivindicou que a janela do PAI seja de 60 dias, como sempre foi praticado pela empresa.

Além dessa discussão em torno das cláusulas do PAI e do PID, o sindicato reiterou o pleito da pauta de reivindicações em relação à unificação dos valores das diárias, acabando com uma discriminação histórica e que fere a dignidade da pessoa humana. As despesas cobertas pelas diárias são mesmas para todos (as) os (as) trabalhadores e não têm natureza salarial, de modo que a prática de valores diferenciados é resquício de um visão aristocrática de sociedade.

A diretoria da Embasa avaliará a proposta apresentada pelo Sindae na próxima semana. Enquanto isso, o sindicato continuará a fazer visitas de mobilização nos parques da empresa na capital e no interior para informar a categoria e debater os rumos da campanha salarial.