Gota D'água

Deputados manifestam apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Embasa 

08/10/2021

Deputados manifestam apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Embasa 

Nesta semana ocorreram várias manifestações de deputados do Partido dos Trabalhadores (PT), seja através de notas públicas ou com publicação de vídeo nas redes sociais, depois que a diretoria da empresa resolveu ameaçar os (as) seus (suas) empregados (as) com corte de benefícios caso não aceitassem a proposta dela (Embasa) para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho.

A ameaça aconteceu durante uma videoconferência com os (as) empregados (as), realizada no final do mês passado (27/10), para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT e que pelo tom e falta de diálogo, uma vez que as pessoas presentes foram impedidas de se manifestarem, foi muito mal recepcionada pela categoria. No evento, além da pressão rasa, a empresa fez ameaças de corte dos benefícios caso a sua proposta não fosse aceita, sugerindo que poderia não renovar a manutenção das cláusulas do atual ACT no final de outubro, algo absolutamente fora de propósito. 

Vejam as reações dos deputados: 

_NOTA DE APOIO AOS TRABALHADORES DA EMBASA

Estamos acompanhando, por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (SINDAE), o processo de negociação do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Embasa. E vendo com muita preocupação os relatos dos trabalhadores que afirmam que a diretoria da Embasa pensa em não renovar o prazo de validade do último ACT, até a conclusão das negociações, e cortar os benefícios da categoria. Uma decisão arbitrária, caso aconteça, uma vez que as negociações do ACT 2020 foram concluídas em fevereiro de 2021. Assim, nos solidarizamos com os trabalhadores e trabalhadoras da Embasa e nos colocamos à disposição para fazer as interlocuções necessárias para garantirmos que o ACT 2020 seja renovado até o fim das negociações do novo ACT. Em tempo, também pedimos que a diretoria da Embasa se pronuncie sobre os relatos para que as negociações possam ocorrer sem maiores transtornos._

Marcelino Galo, deputado estadual (PT)

NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DA EMBASA

_Estamos acompanhando o processo de negociação do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) com a Embasa, para fechamento do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), um direito dos profissionais. E observamos com bastante preocupação a informação de que a diretoria da Embasa sinaliza não renovar o prazo de validade do último ACT, até a conclusão das negociações e cortar os benefícios da categoria. Somos solidários à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Embasa e nos colocamos à disposição da categoria para construirmos um diálogo com a direção da empresa para superar esse impasse. 

Valmir Assunção é deputado federal do PT da Bahia

Seguindo os deputados Marcelino Galo e Valmir Assunção, o deputado federal Joseildo Ramos (PT) também se manifestou em apoio aos trabalhadores da Embasa.

Em um vídeo que circula nas redes sociais ele diz: “pessoal, eu quero me manifestar acerca do entendimento entre a Embasa e a sua categoria”. “Os companheiros trabalhadores nesses tempos bicudos onde a dificuldade de manter emprego, manter serviço público de saneamento, correm grandes riscos; estar na hora dos companheiros do Sindae manter aquilo que foi conquistado pela atuação organizada do sindicato, um sindicato de luta, um sindicato de pedagogia cidadã e a Embasa por ter tido compromisso e entender que o empregado com os seus direitos e suas conquistas rede muito mais para Embasa e para os baianos”. 

Por fim, colocou-se à disposição para intermediar um entendimento. 

O deputado federal Afonso Florence (PT) também entrou em contato com o sindicato e se colocou à disposição para intermediar uma solução que leve a um desfecho favorável aos trabalhadores e trabalhadoras da Embasa.

*No início desta tarde, após a publicação da matéria, o deputado estadual Bira Coroa (PT) também se manifestou através de vídeo publicado no seu Instagram, onde se soma para buscar uma entendimento entre o sindicato e a Embasa.