Gota D'água

Após acordo emperrar, sindicato faz paralisação na BRK Ambiental Jaguaribe

28/09/2021

Após acordo emperrar, sindicato faz paralisação na BRK Ambiental Jaguaribe

Depois de não haver consenso na reunião (aqui) de negociação com a BRK Jaguaribe, realizada no dia (08/09), para fechamento do acordo coletivo 2021/2023, o Sindae fez uma paralisação de advertência na última quinta-feira (23/08) na porta da empresa, que fica localizada na Boca do Rio, em Salvador. 

A razão do protesto é que, sem nenhum motivo razoável, considerando a condição econômica e financeira da empresa, os representantes da BRK Jaguaribe apresentaram uma proposta muito ruim para os (as) trabalhadores (as), que os levariam a ter perdas salariais.

Pela proposta da empresa, o reajuste salarial seria de apenas 4% retroativo a maio de 2021, e de mais 3% em janeiro de 2022, sem retroativo. Essa proposta indecorosa está bem longe de repor a inflação do período para a data base de 1º de maio, que ficou em 7,59% segundo o INPC/IBGE. Além disso, a empresa propôs reajuste de apenas 3,6% para o vale alimentação, logo o item que mais tem pesado na mesa do trabalhador, e aplicação do percentual 4% sobre os demais benefícios, como os auxílios Creche, PCD e Funeral.

Está prevista uma nova rodada de negociação no dia 05/10, quando o sindicato espera que a empresa apresente avanços consideráveis. Caso não haja avanços, novas paralisações não estão descartadas.