Gota D'água

Em mais uma rodada de negociação, CETREL e DAC propõem reposição da inflação nas cláusulas econômicas.

23/09/2021

Em mais uma rodada de negociação, CETREL e DAC propõem reposição da inflação nas cláusulas econômicas.

Em mais uma rodada de negociação conjunta dos acordos coletivos 2021/2023 com a CETREL e a DAC, realizada nesta quarta-feira (22/09), as empresas propuseram o reajuste salarial de 7,59%, correspondente à variação do INPC dos últimos doze meses para a data base de 1º de maio de 2021. Para os demais benefícios, como os auxílios Creche, Educação, Filho com Deficiência e Funeral, seria aplicado o mesmo índice, com todo o retroativo à data base sendo pago na folha do mês de outubro, ficando inalterado o valor do Alimentação.

Após questionamentos do sindicato sobre as outras propostas que estavam em debate na mesa de negociação, as empresas informaram que há dificuldades de natureza operacional para o parcelamento do custo mensal da coparticipação no plano de saúde, mas que iria estudar outras alternativas até a próxima negociação.

Com relação à Cesta Básica, as empresas alegaram que o custo anual da empresa com este ficaria em torno de R$ 900 mil e que, mesmo reconhecendo a justeza do pleito da categoria, não teria como implementar o benefício este ano por conta dos altos custos ocasionados pela pandemia, os quais demandaram investimentos não previstos nos orçamentos das empresas. Contudo, se comprometeram a avaliar essa proposta para os próximos acordos, em um cenário econômico mais propício. 

As empresas também não aceitaram a inclusão do Prêmio de Férias, mais uma vez alegando que este benefício teria sido incorporado aos salários dos empregados quando da negociação do Prêmio Assiduidade, gerando um incremento de 8,33% nos vencimentos.Ao final, as empresas se comprometeram a formalizar a proposta por escrito e enviar ao sindicato, que irá convocar assembleias na próxima semana para submetê-la à deliberação da categoria.