Gota D'água

Após reunião com o sindicato, Embasa se compromete a fazer nova proposta para fechamento do Acordo Coletivo

09/09/2021

Após reunião com o sindicato, Embasa se compromete a fazer nova proposta para fechamento do Acordo Coletivo

Na tarde desta quinta-feira (09/09), Sindae e Embasa se reuniram em mais uma rodada de negociação, na tentativa de superar o impasse causado pela insistência da empresa em querer impor retrocessos à categoria, a exemplo da proposta de retirar o PAI (Prêmio de Aposentadoria Incentivada) do Acordo Coletivo.

O PAI, que surgiu como Prêmio Aposentadoria, foi introduzido no Acordo Coletivo para dar maior conforto para os (as) aposentados (as) no momento mais crítico das suas vidas, quando os gastos com saúde aumentam muito e a sua remuneração cai dramaticamente. Os representantes do Sindae ainda lembraram que essa conquista (PAI) se deu com muita luta da categoria e que os (as) trabalhadores (as) da capital e do interior, reunidos em assembleias virtuais nos dias 31 de agosto e 1° de setembro, disseram em alto e bom som que não abrem mão das suas conquistas históricas. O sindicato deixou claro na mesa de negociação que a superação do impasse provocado pela recente reforma da previdência é construir uma nova redação para a cláusula do Prêmio de Aposentadoria Incentiva – PAI, o que o sindicato vem defendendo desde o começo das negociações.

Os representantes do Sindae lembraram ainda que, embora estejam tratando da manutenção de todo o ACT e da reposição da inflação relativa à data base de 1° de maio, os (as) trabalhadores (as) da Embasa esperam maior sensibilidade da empresa em relação ao aumento do ticket alimentação, visto que a média da inflação oficial não reflete o impacto do custo dos alimentos para a classe trabalhadora. Além disso, o sindicato defendeu que o acordo coletivo tenha validade de dois anos, até abril de 2023, de modo a garantir mais tranquilidade para a categoria e estabilidade na relação com a empresa.

A direção da empresa ficou de apresentar uma nova proposta para o Acordo Coletivo para apreciação da categoria ainda na próxima semana e uma nova rodada de negociação ficou agendada para o dia 21.