Gota D'água

Sindae faz contraproposta para fechar acordo com CETREL & DAC

01/09/2021

Sindae faz contraproposta para fechar acordo com CETREL & DAC

Em mais uma reunião de negociação conjunta dos acordos coletivos 2021/2023 com a CETREL e a DAC, realizada na manhã desta quarta-feira (01/09), o sindicato fez uma contraproposta para o fechamento dos acordos, uma vez que a primeira proposta das empresas de aplicação do INPC apenas sobre o salário base, apresentada na reunião anterior, foi considerada insuficiente e rejeitada pela comissão de negociação do Sindae.

A contraproposta do sindicato prevê reajuste salarial de 9% (ganho real de 1,41%), com aplicação do percentual de 7,59%, correspondente ao INPC do período, sobre os demais benefícios previstos no atual acordo coletivo. O sindicato propôs também o fornecimento de um cartão alimentação, a título de cesta básica, com valor mensal de R$ 600,00; a limitação de desconto na folha mensal em 10% do salário base para gastos com coparticipação no plano de saúde e a inclusão do Prêmio de Férias nos acordos coletivos das duas empresas, visando o alinhamento com o que é praticado na Braskem, que é a atual controladora.

Os (as) representantes das empresas disseram que não tinham autorização para aceitar as proposições do sindicato naquele momento, mas se comprometeram a levá-las para discussão interna com a diretoria. Ficou agendada uma nova rodada de negociação para o dia 14 de setembro, às 15:00h, quando as empresas devem trazer uma resposta para a contraproposta apresentada pelo Sindae. Logo após essa reunião o sindicato deve agendar uma assembleia para avaliar o avanço das negociações junto com a categoria.

No final da reunião o sindicato cobrou uma resposta sobre questionamentos feitos anteriormente via ofício em relação aos protocolos adotados pelas empresas para prevenção à Covid-19, em especial ao modelo de máscaras usados e ao plano de testagem. Os (as) representantes das empresas informaram que estão sendo distribuídos para os (as) empregados (as) novas máscaras com tecnologia mais eficiente para impedir a contaminação pelo vírus da Covid-19 e que está sendo realizada testagem mensal para detecção precoce de contaminados, além das medidas de distanciamento social na área operacional e no transporte. Ressaltaram ainda que não há data prevista para retorno ao trabalho presencial dos que se encontram em regime de trabalho remoto, mas que estão sendo realizados os estudos para verificar a segurança e viabilidade desse retorno.