Gota D'água

Falta de doses atrasa vacinação contra COVID-19 dos (das) trabalhadores (as) do Saneamento em Salvador e interior do Estado

16/06/2021

Falta de doses atrasa vacinação contra COVID-19 dos (das) trabalhadores (as) do Saneamento em Salvador e interior do Estado
Emasa ETA principal

Mesmo com a recente inclusão e convocação para vacinação contra o COVID-19 dos (das) trabalhadores (as) do ramo da indústria, no qual o segmento das empresas de saneamento está inserido, até o momento pouca gente da categoria foi vacinada em Salvador. Isso se deve ao atraso no envio dos imunizantes pelo governo federal, responsável pela aquisição e distribuição para os estados. 

Na última sexta-feira (11/06) a secretaria de saúde da capital baiana lançou no seu site a informação de que os trabalhadores da indústria e construção civil poderiam procurar um posto de vacinação, depois de confirmado o nome no site da SMS. A partir daí as empresas apressaram-se em encaminhar as listas com os nomes dos (as) seus (as) empregados (as) para a SMS através da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia). Contudo, a grande dificuldade agora é a falta de vacinas, o que deve atrasar a vacinação, por isso fontes da secretaria de saúde dizem que os nomes ainda não estão disponíveis no site da SMS, mas que isso deve ocorrer logo que chegarem novos lotes de vacinas, o que possibilitará a ampliação da vacinação para os grupos prioritários. É importante lembrar que são as prefeituras que organizam a aplicação das doses da vacina em cada município, de acordo com os critérios previstos no plano nacional de vacinação do Ministério de Saúde e com as condições locais. 

Em Itabuna, nesta quarta-feira (16), o município confirmou a inclusão dos (das) trabalhadores (as) da EMASA (empresa municipal de águas e saneamento S/A) na priorização da vacinação, mas aguarda uma nova remessa dos imunizantes para iniciar o processo. Segundo informações obtidas da Secretaria de Saúde local, serão destinados 20% das vacinas que chegarem para o segmento dos industriários que, além da EMASA, incluem várias fabricas de pequeno, médio e grande porte.

O sindicato tem enviado diversos ofícios para os (as) chefes dos executivos municipais informando da inclusão dos (das) trabalhadores (as) da indústria nos grupos prioritários do Plano Nacional de Vacinação contra o COVID-19, e de que as empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário estão inclusas. A entidade cobra, ainda, o agendamento urgente das datas para aplicação dessas vacinas.

O Sindae tem realizado vários movimentos em favor da priorização da vacina para toda a categoria, inclusive está aguardando a expedição de liminar em ação judicial impetrada na justiça estadual na qual pleiteia a inclusão desses (as) trabalhadores (as) no Plano Estadual de Imunização contra o COVID-19. Esta ação ainda se encontra pendente de julgamento. Também no mês passado tivemos reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, quando protocolamos pessoalmente ofício cobrando a vacinação.

Os (as) trabalhadores (as) lotados em Salvador devem consultar os pontos de vacinação no site da secretaria municipal de saúde de Salvador e também verificar se seu nome já consta da lista de prioridades no link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/gruposprioritariosvacinacao/