Gota D'água

Trabalhadores (as) do saneamento estão mais perto da vacinação contra o Covid-19

11/06/2021

Trabalhadores (as) do saneamento estão mais perto da vacinação contra o Covid-19

Com a recente inclusão dos trabalhadores (as) do ramo da indústria no Plano Nacional de Vacinação, após muita articulação do sindicato e pressão dos parlamentares que apoiam a categoria, a prefeitura de Salvador finalmente convocou os industriários, segmento em que as empresas de saneamento estão inseridas, para receber as vacinas a partir desta sexta-feira (11/06). Diante disso, desde o início desta manhã o Sindae tem mantido contato com gestores (as) das empresas cobrando o envio das listas com os dados dos (as) empregados (as) para a secretaria de saúde de Salvador. 

O sindicato recebeu a informação de que as listas já foram enviadas pela FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) à prefeitura e que a vacinação provavelmente começará a partir da semana que vem, de acordo com a disponibilidade de doses e com o cronograma a ser divulgado pela secretaria municipal de saúde. Devem estar incluídos nesse primeiro momento os (as) empregados (as) da Embasa, da CERB e da BRK Jaguaribe que trabalham no município de Salvador. O Sindae está buscando também a inclusão dos trabalhadores da Cetrel (Central de Tratamento de Efluentes Líquidos) e da DAC (Distribuidora de Água de Camaçari) ambas atendem ao Polo Petroquímico, mas isso depende de uma posição da prefeitura de Camaçari.

A Diretoria do Sindae também está buscando contato com as prefeituras dos demais municípios do interior e da região metropolitana para que cumpram esse item do Plano Nacional de Vacinação. Desta forma, os (as) trabalhadores (as) que laboram nas demais cidades poderão ser vacinados, inclusive dos SAAES, da Emasa, da Embasa e dos Núcleos Regionais da Cerb.

O Sindae tem realizado diversos movimentos em favor da priorização da vacina para toda a categoria, inclusive está aguardando a expedição de liminar em ação judicial impetrada na justiça estadual na qual pleiteia a inclusão desses (as) trabalhadores (as) no Plano Estadual de Imunização contra o COVID-19. Esta ação ainda se encontra pendente de julgamento. Também no mês passado tivemos reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, quando protocolamos pessoalmente ofício cobrando a vacinação.

Os (as) trabalhadores (as) devem consultar os pontos de vacinação no site da secretaria municipal de saúde de Salvador e também verificar se seu nome já consta da lista de prioridades no link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/gruposprioritariosvacinacao/