Gota D'água

Itabuna: Em reunião com Presidente da Câmara Municipal e Vereadores, trabalhadores da EMASA cobram vacinação

08/06/2021

Itabuna: Em reunião com Presidente da Câmara Municipal e Vereadores, trabalhadores da EMASA cobram vacinação

Em reunião realizada nesta terça-feira (08), articulada pelos vereadores Manoel Porfírio (PT) e Sivaldo Reis (PL), o Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia), acompanhado de trabalhadores da EMASA (Empresa Municipal de Águas e Saneamento S/A) esteve no gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores  de Itabuna - CVMI, o Sr. Erasmo Ávila, para entregar uma solicitação dos (das) empregados (as) da empresa para que sejam incluídos na priorização do plano municipal de vacinação contra a COVID-19. 

Na ocasião foi entregue um documento que alerta para a necessidade de garantir que não haja descontinuidade na prestação desses serviços de saneamento básico, uma vez que esses (as) empregados (as) não interromperam as suas atividades em nenhum momento desde o início da pandemia, garantindo o fornecimento de água para que as pessoas possam fazer a sua higiene, bem como a coleta, o tratamento e a destinação dos esgotos sanitários. Mesmo na hipótese de decretação de um lockdown, a EMASA não poderá, em nenhum momento, parar as suas atividades, dada a essencialidade dos seus serviços para a vida humana e para a saúde pública.

Existe ainda um agravante, o que pode incorrer em um colapso na prestação desses serviços, que é a alta incidência de contaminação pela COVID-19 na empresa. Desde o começo da pandemia, pelo menos, cinco funcionários ativos da EMASA morreram em decorrência de complicações causadas pela COVID-19.