Gota D'água

Trabalhadores (as) da Embasa aprovam o fechamento do acordo de PPR 2020

04/05/2021

Trabalhadores (as) da Embasa aprovam o fechamento do acordo de PPR 2020

Reunidos em treze assembleias virtuais realizadas nesta segunda e terça-feiras, os (as) trabalhadores da Embasa aprovaram a proposta negociada com a empresa para fechamento do acordo de PPR 2020.

Com essa aprovação, o pagamento será realizado em duas parcelas, sendo a primeira, correspondente a 50% do benefício, sendo paga a título de adiantamento no próximo dia 18 de maio. Já a segunda parcela, correspondente aos outros 50%, será paga no dia 16 de junho. Os parâmetros dos indicadores empresariais, operacionais, financeiros e individuais, bem como as amplitudes das variáveis e forma de distribuição (15% linear e 85% proporcional à remuneração) continuam os mesmos do acordo de 2019.

Considerando o contexto da pandemia do Covid-19 e a conjuntura econômica difícil por que passa o país, a categoria considerou uma vitória a manutenção do acordo nas mesmas bases do ano anterior, em especial pelas dificuldades enfrentadas para o alcance das metas em 2020. Agora, a categoria precisa contribuir com a taxa assistencial de 1,5% sobre o PPR, para que o sindicato tenha recursos para continuar a luta pelo acordo coletivo de 2021 e, principalmente, contra a abertura de capital e outras iniciativas de privatização que estão sendo orquestradas pelo lobby do mercado financeiro, em especial após a aprovação da lei 14.026. As recentes vendas de pedaços da Casal (Alagoas) e Cedae (Rio de Janeiro) mostram que a voracidade dos privatistas é imensa e eles têm pressa, pois o STF pode julgar a qualquer momento a inconstitucionalidade dos dispositivos da lei 14.026 em ação impetrada pelos partidos de oposição no Supremo, em especial o trecho que proíbe assinatura de novos contratos de programa entre os municípios e as empresas públicas estaduais. A luta continua!

Metas

No geral, apesar da pandemia, o desempenho da Embasa no Programa de Participação dos Resultados em 2020 foi considerado muito positivo, sendo os resultados mais expressivos os da Margem EBITDA (21,80%), que alcançou um percentual de atingimento de 107,81% em relação à meta (20,22%), e o do Cumprimento do Orçamento de Custeio - COC, que atingiu 102,92% da meta prevista, o que demonstra a excelente saúde financeira da empresa e o esforço dos (as) trabalhadores (as) na gestão dos custos e despesas no dia a dia.

Outros indicadores também tiveram desempenhos importantes, como o Índice de Conformidade da Água - ICA (99,93%), Águas Não Faturadas - ANF (97,56%), Arrecadação de Particulares - ARR (94,77%), Nota de Avaliação Externa - NAE (94,93%) e Acréscimo de Ligações de Água - ALA (88,02%). A única meta que não teve o percentual mínimo de 80% atingido foi a de Acréscimo de Ligações de Esgoto - ALE (60,89%), em virtude da paralisação de várias obras no período mais agudo da pandemia. 

O Resultado Operacional de Caixa Ajustado - ROCA em 2020, indicador que determina o montante a ser distribuído aos (às) trabalhadores (as) a título de PPR, ficou em 7,06% para o ano de 2020, bem próximo do centro da meta, que é de 7,20%. No âmbito geral, o percentual de atingimento das metas ficou em 97,22% do previsto. Esse pode ser considerado um bom resultado para o ano de 2020, o qual foi marcado por uma crise sanitária sem precedentes, forçando a empresa a adotar várias medidas restritivas e readaptar seus processos internos para essa realidade absolutamente incomum, exigindo um gigantesco esforço dos (as) trabalhadores (as) para encarar essa realidade e o medo constante de contaminação pelo Covid-19, sem parar em nenhum momento as atividades por se tratar de serviço essencial para a população, por isso nada mais justo do que este esforço ser premiado.