Gota D'água

Trabalhadores (as) da Embasa têm assembleias segunda e terça para decidir sobre o PPR 2020

30/04/2021

Trabalhadores (as) da Embasa têm assembleias segunda e terça para decidir sobre o PPR 2020

Os (as) trabalhadores (as) da Embasa estão convocados, nesta segunda e terça-feiras (03 e 04 de maio), para as assembleias virtuais extraordinárias, que tem como pauta principal a decisão sobre a proposta apresentada pela empresa para fechamento do acordo de PPR 2020.

O edital foi publicado no site do Sindae e no jornal A Tarde com os horários das assembleias por cada local de trabalho ou unidade regional. O link do aplicativo Google Meet será disponibilizado pelo diretor ou representante de base do Sindae em cada unidade de trabalho. Os trabalhadores dos Escritórios Locais do interior e das estações de tratamento de água e esgoto devem participar das assembleias das suas respectivas unidades regionais.

A Embasa formalizou a sua proposta via ofício na última quinta-feira (29/04), após duas rodadas de negociação com o Sindae. A empresa propõe pagar o PPR 2020 em duas parcelas, sendo a primeira no dia 18 de maio e a segunda no dia 16 de junho, mantendo todos os parâmetros dos indicadores empresariais, operacionais, financeiros e individuais do acordo do ano anterior. Caso a proposta seja aprovada pela categoria nas assembleias, deve ainda ser homologada pelo Conselho de Administração da Embasa para a realização do pagamento.

Confira mais detalhes das assembleias:

03/05 - 08:30h - Camaçari/Arembepe/Lauro de Freitas

                           Jequié/ Caetité/ Guanambi/ Vitória da Conquista

                           Federação/Rio Vermelho/Pirajá  

                           

            14:00h - CAB/Alphaville

                           Cabula (UML)/Almoxarifado

                           Feira de Santana/Serrinha  

 

            19:00h -  Alagoinhas/Paulo Afonso

                           Candeias/Simões Filho/Santo Amaro

 

04/05 - 08:30h -  Barreiras/Itaberaba

                            Irecê/ Senhor do Bonfim

                            Itabuna/Itamaraju/ Santo Antônio de Jesus/Itaparica

            14:00h -  Bolandeira

                            ETA Principal/Pedra do Cavalo  

Metas

Como informado anteriormente, apesar da pandemia do Covid-19, o desempenho da empresa foi considerado muito positivo, sendo os resultados mais expressivos os da Margem EBITDA (21,80%), que alcançou um percentual de atingimento de 107,81% em relação à meta (20,22%), e o do Cumprimento do Orçamento de Custeio - COC, que atingiu 102,92% da meta prevista, o que demonstra a excelente saúde financeira da empresa e o esforço dos (as) trabalhadores (as) na gestão dos custos e despesas no dia a dia.

Outros indicadores também tiveram desempenhos importantes, como o Índice de Conformidade da Água - ICA (99,93%), Águas Não Faturadas - ANF (97,56%), Arrecadação de Particulares - ARR (94,77%), Nota de Avaliação Externa - NAE (93,68%) e Acréscimo de Ligações de Água - ALA (88,02%). A única meta que não teve o percentual mínimo de 80% atingido foi a de Acréscimo de Ligações de Esgoto - ALE (60,89%), em virtude da paralisação de várias obras no período mais agudo da pandemia. Apesar dos questionamentos do sindicato, a diretoria da Embasa não abriu mão de zerar a meta do ICA, adotando uma interpretação exótica dos termos constantes em letras miúdas do acordo que não foram objeto de negociação, dando mais um exemplo da falta de transparência com que vem tratando muitos temas.

O Resultado Operacional de Caixa Ajustado - ROCA em 2020, indicador que determina o montante a ser distribuído aos (às) trabalhadores (as) a título de PPR, ficou em 7,05% para o ano de 2020, bem próximo do centro da meta, que é de 7,20%. No âmbito geral, o percentual de atingimento das metas ficou em 97% do previsto. Esse pode ser considerado um bom resultado para o ano de 2020, o qual foi marcado por uma crise sanitária sem precedentes, forçando a empresa a adotar várias medidas restritivas e readaptar seus processos internos para essa realidade absolutamente incomum, exigindo um gigantesco esforço dos (as) trabalhadores (as) para encarar essa realidade e o medo constante de contaminação pelo Covid-19, sem parar em nenhum momento as atividades por se tratar de serviço essencial para a população, por isso nada mais justo do que este esforço ser premiado.