Gota D'água

Trabalhadores da Embasa terão assembleias decisivas a partir de segunda

22/01/2021

Trabalhadores da Embasa terão assembleias decisivas a partir de segunda

O Sindae realizará, a partir da próxima segunda-feira (25), uma série de assembleias nas unidades da Embasa da capital e interior do estado, para avaliar as negociações do acordo coletivo de Trabalho - ACT 2020/2021 e decidir os rumos da campanha salarial.

O processo de negociação se arrasta desde o ano passado, em decorrência da crise sanitária do Covid-19, mas também por conta da resistência da empresa, que insistia em impor retrocessos em várias cláusulas alegando que teria que se adaptar às mudanças na lei nacional do saneamento.

Após várias rodadas de negociação sem avanços efetivos, ocorreu na última quinta-feira (21/01) uma nova reunião virtual entre o sindicato e a empresa. Após vários debates e argumentos de parte a parte, a empresa aceitou abrir mão dos retrocessos e uma proposta final para fechamento do acordo 2020/2021. A proposta aceita pela empresa prevê reajuste de 2,46% (correspondente ao INPC do período) nos salários e no ticket alimentação, retroativos à data base de 1⁰ de maio de 2020, mantendo inalteradas as demais cláusulas do atual acordo coletivo em vigor. Os valores dos retroativos serão pagos na folha do mês de fevereiro, caso a proposta seja aprovada nas assembleias da próxima semana.

O edital das assembleias foi publicado no jornal A Tarde e no site do Sindae. Confira abaixo onde elas ocorrerão e não deixe de participar:


EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia - SINDAE, convoca os interessados, empregados da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – EMBASA, para a Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada nas unidades da Empresa, nas datas, locais e horários respectivos indicados abaixo, em 1.a convocação com a presença de 10% ou em 2.a, meia hora após, com qualquer número. Após as discussões serão iniciadas as votações para deliberar sobre o seguinte: 1. Avaliação das negociações do Acordo Coletivo 2020-2021; 2. Aprovação de greve.

DATAS, LOCAIS E HORÁRIOS:

25/01 - 08:30h - Cabula (UML), Pirajá, Jequié, Itabuna, Alagoinhas 13:30h - Almoxarifado, Lauro de Freitas, Ilhéus

26/01 - 08:30h - Federação, Camaçari, Paulo Afonso

27/01 - 08:30h - Bolandeira, Barreiras, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista

28/01 - 08:30h - CAB, Feira de Santana, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Caetité
13:30h - Pedra do Cavalo

29/01 - 08:30h - Rio Vermelho, Candeias, Itaberaba, Itamaraju


Salvador, 20 de janeiro de 2021. 

Grigorio Maurício dos Santos Rocha Coordenador Geral.