Gota D'água

Sindae rejeita primeira proposta da BRK Jaguaribe para fechamento do acordo coletivo

13/11/2020

Depois de muitas cobranças do sindicato, finalmente foram iniciadas as negociações do acordo coletivo de trabalho 2020/2021 com a BRK Jaguaribe. A primeira rodada aconteceu na última terça-feira (10/11), por meio de aplicativo virtual.

Os representantes do Sindae reafirmaram a intenção de buscar avanços nas cláusulas da pauta de reivindicações, a reposição integral das perdas inflacionárias e ganho real de salário, considerando a excelente condição financeira da empresa, que faz parte do grupo BRK Ambiental, pertence ao fundo de investimentos canadense Brookfield e opera a Parceria Público-Privada do Sistema de Disposição Oceânica - SDO do Jaguaribe.

No início da reunião ficou acertado que se discutiria este ano apenas as cláusulas de natureza econômica, de modo a otimizar as negociações, pois o acordo atual tem validade até 2021. Contudo, logo em seguida, o clima azedou quando os representantes da BRK Jaguaribe apresentaram a sua proposta para fechamento do acordo. A empresa propôs aplicar reajuste de 2,39% sobre os salários e demais benefícios, percentual abaixo do INPC para a data base do mês de maio, que ficou em 2,46% Para completar o absurdo, a empresa ainda propôs congelar o valor do ticket alimentação. 

Os representantes do Sindae rejeitaram imediatamente a proposta apresentada pela BRK, tendo em vista que não repõe sequer a inflação do período e gera perda salarial para os trabalhadores. Além disso, o item alimentação é o que mais tem pesado no bolso do (a) trabalhador (a). Segundo recente pesquisa do Dieese, os produtos da cesta básica tiveram uma alta acumulada de 26% de janeiro até outubro deste ano e de mais de 30% nos últimos 12 meses. A alimentação é o item que mais impacta os salários dos (as) trabalhadores (as) e neste período de pandemia a situação tem se tornado dramática, especialmente para aqueles que ganham menos.

Como a reunião terminou em um impasse, foi marcada uma segunda rodada virtual de negociação para o dia 24/11, às 15:00h, quando se espera que a empresa reveja sua posição e apresente uma proposta minimamente razoável para que possa ser apreciada em assembleia pelos (as) trabalhadores (as). Não se espera outra coisa de uma empresa que tem um contingente pequeno de trabalhadores (as), mas que consegue obter um lucro altíssimo na sua operação e praticamente sem nenhum risco, tendo em vista a estabilidade financeira proporcionada pelo contrato de PPP.