Gota D'água

Em assembleia no CAB transmitida pela internet, sindicato cobra da Embasa o fechamento do Acordo Coletivo 2020/2021

29/10/2020

Em assembleia no CAB transmitida pela internet, sindicato cobra da Embasa o fechamento do Acordo Coletivo 2020/2021

Tomando todas as medidas de precaução contra o coronavírus, o sindicato voltou a fazer as mobilizações na porta da Embasa e, pela primeira vez, transmitindo ao vivo pela internet, através do Facebook, YouTube e pelo aplicativo Google Meet.  A assembleia, que foi realizada hoje (29) pela manhã na sede da empresa, no CAB (Centro Administrativo da Bahia), não teve caráter deliberativo, mas enfatizou a necessidade de maior agilidade no fechamento do acordo coletivo deste ano. 

As negociações têm se arrastado devido às incertezas provocadas pela pandemia do coronavírus,  que se iniciou no mês de março. Contudo, passados mais de sete meses, já se sabe que o impacto financeiro na companhia foi mínimo e com significativa diminuição de despesas. Além do Acordo Coletivo, também foi abordada a situação dos trabalhadores vigilantes da Embasa, que estão com dois meses de salários atrasados. 

O sindicato também questionou o retorno ao trabalho presencial dos empregados (as) acima dos 60 anos de idade, o que é um equívoco, pois os expõe desnecessariamente pessoas do grupo de risco e aumenta a aglomeração nos parques da empresa. Os dirigentes do Sindae  voltaram a denunciar o processo em curso de tentativa de privatização da Embasa através da abertura de capital, da venda direta das ações, por meio de parcerias público-privadas e outras modalidades de entrega dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para especuladores do mercado financeiro. 

Até aqui já foram fechadas na mesa de negociação as cláusulas sociais e as de saúde, segurança do trabalho e qualidade de vida, exceto a cláusula da Assistência Médica. A próxima negociação está marcada para o dia 3 de novembro, quando devem ser discutidas as cláusulas administrativas.