Gota D'água

Categoria quer adiar retorno do regime presencial na Embasa, pois acha medida precipitada e arriscada

03/08/2020

Categoria quer adiar retorno do regime presencial na Embasa, pois acha medida precipitada e arriscada
Istok

Com a pandemia do coronavírus ainda deixando a população atônita, estando num patamar elevado, com mais de 170 mil infectados e mais de 3.500 mortes no estado, a direção da Embasa decidiu precipitar a retomada das atividades presenciais para os (as) trabalhadores (as), marcando o retorno ao regime presencial para o próximo dia 10. O Sindicato vai solicitar, nesta segunda (3), que o retorno seja adiado, do contrário irá apresentar denúncia ao Ministério Público do Trabalho, além de analisar a adoção de outras medidas.

A comunicação à Embasa será na expectativa de que o retorno ao regime presencial seja adiado, uma vez que isso está deixando a categoria apavorada ante o risco de contrair o coronavírus. A doença já está presente em mais de 95% dos municípios baianos, continua com alta taxa de transmissão e vem causando a morte diária de 50 pessoas no estado, de acordo com a média dos últimos dias.

Essas decisões foram exaustivamente discutidas na reunião da diretoria ampliada do Sindicato, ocorrida na última sexta (31), que considerou o elevado receio da categoria com o retorno ao regime presencial. Também iremos solicitar a inclusão de representantes da nossa entidade no comitê de crise criado pela empresa desde o início da pandemia do Covid-19, inclusive para participar da avaliação do momento mais adequado para a retomada das atividades presenciais. 

A avaliação é de que os dois últimos protocolos divulgados pela empresa, o de número 7 e o patrimonial, são insuficientes para atender a complexidade de uma decisão que implica em graves riscos à saúde e à vida dos (das) empregados (as). Além disso, a pandemia continua sem controle em todo o estado, o índice de contaminação permanece alto, existe possibilidade de reinfecção das pessoas já contaminadas e não há prejuízo financeiro para a Embasa na manutenção das atividades de trabalho remoto e do sistema de revezamento atualmente praticados.

Alheias a todos esses riscos, algumas gerências anteciparam para esta segunda (3) medidas de retomada ao regime presencial, fazendo revezamento, com metade da equipe numa semana e metade na outra. De acordo com denúncia recebida pelo Sindicato, dentre os locais onde isso estaria ocorrendo está o FTIU. Não existe motivo para essa antecipação, pois a escala até então praticada tem atendido as necessidades do serviço. Como já informado antes, é preciso muita cautela e respeito à saúde dos (das) trabalhadores (as). 

Para o Sindicato, a retomada das atividades deve acontecer no momento em que a pandemia possa ser considerada sob controle, com significativa redução dos níveis de contágio em todas as regiões do estado, com resposta adequada do sistema de saúde. Além disso, deve se dar de forma gradativa, levando em conta os diferentes grupos de risco e as formas de proteção dos (das) trabalhadores (as), sempre considerando que o fundamental é preservar a vida das pessoas.