Gota D'água

Coronavírus contamina dezenas de empregados (as), mas Embasa e Cerb seguem descumprindo normas de saúde e segurança

16/06/2020

Coronavírus contamina dezenas de empregados (as), mas Embasa e Cerb seguem descumprindo normas de saúde e segurança
Istok

Com dezenas de casos já confirmados, a Embasa está descumprindo as normas mais elementares de saúde e segurança e ampliando o risco de contágio de empregados (as) pelo coronavírus, inclusive em regiões onde o surto da doença está descontrolado. O Sindicato recebeu várias denúncias graves, como falta de testagem e desrespeito ao isolamento de infectados, e cobra que a empresa faça cumprir integralmente os protocolos de saúde e segurança para proteger a saúde da categoria.

Situações completamente descabidas para a gravidade da doença estão ocorrendo, e o mais preocupante é que isso ocorre até em cidades onde o surto da doença está sem controle no momento, a exemplo de Candeias, que teve decretado o lockdown (fechamento total), justamente para tentar conter a disseminação da Covid-19. É nesse município onde fica a principal estação de tratamento de água bruta que abastece a Região Metropolitana de Salvador, a chamada ETA Principal.

Segundo denúncias encaminhadas ao Observatório do Coronavírus no Saneamento, criado pelo próprio Sindicato, em Candeias pessoas que tiveram contato com outras contaminadas não foram testadas nem afastadas do serviço, enquanto uma outra contaminada retornou ao trabalho sem cumprir a quarentena recomendada de 14 dias. Além disso, a unidade não passou por desinfecção e um agente de limpeza seria o responsável pela medição da temperatura dos trabalhadores. Há o relato, também, de que um trabalhador assintomático foi liberado para o serviço.

Também existe desrespeito das medidas em outras unidades da Região Metropolitana de Salvador, como em Camaçari, que está com vários casos de contaminados. Lá, a empresa tem demorado em dar respostas às solicitações de testagens, contribuindo para o aumento de pessoas contaminadas.  

O Observatório do Coronavírus no Saneamento recebeu denúncias indicando situações graves também na Cerb, pelo envio de equipes para serviço de campo sem fazer a testagem do pessoal. Empregados do quadro próprio e terceirizados viajam juntos, num mesmo veículo, sem observância das mínimas normas de segurança.

O descumprimento dessas regras pela Embasa e pela Cerb será denunciado ao Ministério Público do Trabalho, mas o Sindicato cobra que a direção dessas empresas mude de postura com urgência. O coronavírus é uma doença com alto grau de contágio, que provoca vários danos à saúde e que, inclusive, leva à morte.