Gota D'água

Doença avança na empresa e Sindae cobra adoção de medidas urgentes pela Embasa

28/05/2020

Doença avança na empresa e Sindae cobra adoção de medidas urgentes pela Embasa

O coronavírus está avançando na categoria, ligando o sinal de alerta máximo e exigindo cuidados redobrados.

A  partir das informações colhidas através do Observatório de Combate ao Covid-19 no Saneamento, recém criado por nossa entidade, o Sindae cobrou (aqui) da Embasa uma urgente atualização nos protocolos de enfrentamento da doença, além de indicar uma série de medidas que precisam ser adotadas como forma de aumentar a eficiência na proteção dos (das) trabalhadores (as).

Além da saúde dos (das) trabalhadores (as), o Sindicato está preocupado que o aumento de casos na área operacional possa prejudicar a prestação desses serviços essenciais à população. É crescente o número de pessoas infectadas nas unidades da capital e interior. Conforme dados obtidos junto à própria empresa, 29 trabalhadores (as) já foram contaminados (as), sendo 19 do quadro próprio e o restante terceirizado. Desse total, seis estão recuperados (as). 

Dentre as principais medidas cobradas pelo Sindae estão a rápida ampliação da transferência de pessoas do grupo de risco para o trabalho remoto, e a criação de um Programa de Proteção Respiratória e disponibilização de viseiras translúcidas (EPI’s) que cubram toda o rosto, além das máscaras de proteção respiratória. É solicitada ainda a instalação de túneis de descontaminação de EPI’s nas unidades operacionais, conforme modelo desenvolvido pelo SENAI/Cimatec, para que sejam utilizados ao final de cada expediente de trabalho.

Para reforçar o combate ao avanço da doença, estamos cobrando que a empresa adote urgentemente outro elenco de medidas, tais como: a) a aferição de temperatura dos (das) empregados (as) na entrada dos parques de Salvador, da Região Metropolitana e no interior; b) testagem semanal preventiva nos (nas) trabalhadores (as) próprios que estejam nos regimes presencial e semipresencial; c) exigir que as terceirizadas fazem o mesmo procedimento no seu quadro de pessoal; d) testagem imediata e afastamento preventivo de empregados (as) que apresentem sintomas típicos da doença ou que tenham tido contato com pessoas contaminadas ou suspeitas de contaminação, levando a testagem aos respectivos dependentes, com atendimento na rede credenciada e sem cobrança de coparticipação.

Do rol de ações ainda constam: e) adoção de medidas mais rígidas de fiscalização sobre o transporte de trabalhadores (as) realizado pela Embasa, evitando aglomerações nos veículos e implementando higienização dos mesmos; f) descontaminação de veículos na entrada dos parques e estações, incluindo a lavagem dos pneus, assim como a aferição de temperatura e/ou testagem dos motoristas de cargas; g) ressarcir os custos de combustíveis daqueles trabalhadores (as) que utilizam veículos próprios no deslocamento de casa para o trabalho.