Gota D'água

Primeiro de Maio da solidariedade: Sindae quer você junto nesta celebração

01/05/2020

Primeiro de Maio da solidariedade: Sindae quer você junto nesta celebração

Bem diferente de outros anos, quando aconteciam tradicionais manifestações de rua, o Primeiro de Maio deste ano, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, será celebrado num momento em que estamos em isolamento social para evitar o coronavírus, mas, até por isso, será um momento especial para ampliarmos os laços de solidariedade da classe trabalhadora. Haverá shows e dicas para o enfrentamento da doença, mas sem dúvida o grande destaque será a fraternidade para com as famílias que estão passando por enormes dificuldades, pois o Brasil também sofre uma crise econômica gravíssima, de muito desemprego.

Será a primeira vez na história, desde que a data foi criada há 134 anos, que a celebração ocorrerá de modo virtual. É apenas mais um desafio que teremos a superar, e não iremos esmorecer nessa luta. Trabalhadores e trabalhadoras do saneamento ambiental da Bahia são chamados a participar, pois o Sindae estará junto com a CUT, demais centrais sindicais, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e organizações sociais e da economia solidária cdelebrando a data de maneira virtual e com toda a pompa que ela merece.

Você pode acompanhar tudo através da rede social, no facebook das entidades (inclusive o do Sindae), a partir das 9 horas desta sexta. Teremos intervenções políticas sobre o momento dramático que o Brasil atravessa, informações do pessoal que cuida da saúde, além da manifestação cultural de dezenas de artistas. Paralelamente a isso, será realizada uma campanha para arrecadação de recursos, alimentos, material de higiene e limpeza e quaisquer donativos que destinados às famílias carentes. O principal posto de arrecadação dos produtos será num drive-thru que funcionará durante todo o dia no Parque de Exposições de Salvador. 

A pessoa que for realizar a doação deve permanecer no interior do seu veículo e uma equipe que estará identificada no local irá recepcionar a doação, seguindo os procedimentos para evitar qualquer tipo de contaminação. O projeto faz parte de uma ação de articulação social com apoio da Secretaria Estadual de Relações de Trabalho, Emprego e Renda (SETRE), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (SEAGRI), Centrais Sindicais, Comitê Popular e Solidário da Bahia, dentre outros parceiros.

Celebração nacional – Seguindo o mesmo formato, a CUT Nacional e outras centrais sindicais estarão celebrando o Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora pela internet, com transmissão nas redes sociais a partir das 11:30 horas. Haverá campanhas de arrecadação de doações para beneficiar centenas de associações previamente cadastradas em todo o país. Essa é uma ação sindical de solidariedade para ajudar o povo a enfrentar o coronavírus e o desgoverno de Bolsonaro.

O movimento sindical está unido para realizar um Primeiro de Maio solidário, em defesa da vida, do emprego e da renda, mostrando que um novo mundo é possível. Faremos uma celebração com bastante diversidade, sendo que mais de 30 artistas e personalidades diferentes já se inscreveram para participar. Quem confirmou presença no evento nacional foi o músico Roger Waters, ex-Pink Floyd, e que tem marcado sua vida por um grande ativismo pela democracia e causas sociais.