Gota D'água

Equipes de saúde, segurança e Cipa’s se destacam na luta contra o coronavírus

17/04/2020

Equipes de saúde, segurança e Cipa’s se destacam na luta contra o coronavírus

Quase que silenciosamente, mas de modo decisivo, um grupo de companheiros (as) da Embasa tem atuado dia após dia para atenuar os impactos da crise do coronavírus em nossa categoria. Merece destaque o trabalho realizado até aqui pelas equipes de segurança e medicina do trabalho (do Sesmt), com seus médicos e enfermeiros, bem como as assistentes sociais, os técnicos de segurança, as Cipa’s e até o pessoal que faz a intermediação e contatos entre trabalhadores (as) e o plano de saúde.

A interação do trabalho entre esses profissionais, de áreas diretamente ligadas à saúde da categoria, é o que se deve buscar nas 13 unidades do interior e nas seis da capital. O Sindicato tem recebido relatos de que em vários locais a atuação dessas equipes vem dando bons resultados, prestando um relevante serviço de acolhimento e de orientação nesse momento em que todos e todas trabalhamos expostos ao risco do contágio da doença, seja no ambiente interno ou externo da empresa.

O exemplo das Cipa’s – Algumas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa’s) seguem protagonizando importantes iniciativas visando proteger trabalhadores (as) da Covid – 19. Se antes foi destacado o trabalho das Comissões de  Candeias e da Região Sul, o mesmo se deve fazer em relação à Unidade de Feira de Santana, que tem quase um mês desenvolvendo ações nesse sentido.

Seguindo o que exige decreto do governo estadual, a Cipa da UNF em conjunto com os técnicos em segurança do trabalho Bruno Simões e Sidnéia Silva, iniciaram na última quinta (16) a distribuição de máscaras e luvas descartáveis para empregados (as) de campo e do administrativo. Muito antes, porém, realizaram uma “blitz” desde a portaria da unidade para orientar trabalhadores (as) da própria Embasa e terceirizados (as) sobre medidas de saúde em relação ao coronavírus.

Motoristas foram alertados para a necessidade de higienizar constantemente o veículo, passando álcool nas maçanetas, volante, painel, assentos e na marcha, além de usar, sempre que possível, a ventilação natural (abrir os vidros). A mesma preocupação foi destacada para o fardamento. Quem chega na unidade recebe panfleto contendo essas orientações.

Na portaria também foi disponibilizado álcool em gel e nos locais de registro de ponto foi colocada uma sinalização indicando o distanciamento adequado entre pessoas para evitar a contaminação. É a luta contra a perigosa aglomeração. Além disso, como parte do “Abril Verde”, têm sido feitas postagens nos grupos de whatssap reforçando a necessidade de adotar medidas de proteção contra o coronavírus.