Gota D'água

CIPA’s têm importante papel a cumprir no combate ao coronavírus

10/04/2020

A pandemia do coronavírus, que tem colocado o mundo de joelhos ante o seu potencial ofensivo e mortífero, também coloca à prova o papel das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa’s). A pergunta é se elas têm algo a contribuir numa situação como essa. Não resta dúvida de que a resposta é afirmativa, pois seus integrantes estão “no chão da fábrica”, lado a lado com o (a) trabalhador (a), conhecem a rotina do serviço e o que traz ou não risco de contágio, e podem colocar em prática ações com mais rapidez do que muita gente em posições de comando numa empresa. 

A atuação de algumas Cipa”s na Embasa tem evidenciado a importância desse trabalho nesse período conturbado de crise sanitária. As comissões que tomaram consciência da importância desse papel estão ajudando a difundir orientações de como evitar o contágio, como melhor utilizar os equipamentos de proteção individual, os chamados EPI’s, ao mesmo tempo em que pregam a necessidade do uso de máscaras, luvas e distanciamento entre aqueles que estão no trabalho presencial (grande parte, como se sabe, foi colocada em home office, trabalhando em casa). Também são feitas cobranças sistemáticas para a empresa disponibilizar esses equipamentos, até porque, em algumas unidades não existe quantidade suficiente deles.

Pode-se tomar como um dos exemplos dessa atuação a Cipa na ETA Principal, em Candeias, que tem cobrado medidas efetivas na distribuição dos kits de proteção que incluem máscaras e álcool em gel, abrangendo a entrega desse material de higiene aos (às) terceirizados (as). Álcool em gel também foi solicitado para os veículos da empresa. Outro relato que chegou ao Sindicato nesses dias foi uma ação da coordenação de saúde e segurança na Região Sul, que consistiu na orientação da categoria acerca dos riscos físico, químicos, biológicos e de acidentes a que estão expostos, inclusive, os (as) empregados (as) em regime de teletrabalho. Essa ação foi denominada de “Abril Verde”.

As Cipa”s, em geral, têm atuado em conjunto com o Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (Sesmt), levando a mensagem de que o vírus não escolhe hora nem lugar para atacar, daí a importância de se proteger e prevenir a doença. São iniciativas como essas que aumentam a possibilidade de êxito das ações de segurança e proteção da categoria.