Gota D'água

Sindae destaca necessidade de prorrogação dos acordos coletivos por até 120 dias

05/04/2020

A direção do Sindae está propondo às empresas e autarquias o pedido de prorrogação da validade dos Acordos Coletivos de Trabalho pelo prazo de até 120 dias, em virtude da pandemia do coronavírus. 

O prazo de 120 dias, que pode ser reavaliado a qualquer momento, leva em conta as previsões médicas sobre a evolução da doença e, claro, uma projeção de tempo para que, passada a crise, a categoria possa discutir com as empresas novos acordos coletivos em condições melhores. Os acordos com data-base em maio só tem validade até dia 30 de abril, a exemplo da Emasa e Embasa e, conforme estabelecido na reforma trabalhista, a partir dali ele não mais se mantém em vigor, daí a nossa solicitação para um termo de manutenção das cláusulas vigentes, para evitar prejuízos à categoria.

Além disso, por razões de saúde pública e para evitar a propagação da doença, estão impedidas reuniões nesse momento, o que inviabiliza assembleias e a ampla consulta da categoria, características das nossas campanhas salariais. 

A direção do sindicato está trabalhando em plantão permanente para informar e atender as demandas que vem da categoria.