Gota D'água

Direção da Embasa não respeita Estatuto do Idoso. Sindicato faz várias recomendações

19/03/2020

Já na terceira versão do protocolo de medidas contra o coronavírus, e apesar de cobranças do Sindicato, a direção da Embasa ainda não se adequou inteiramente aos procedimentos de prevenção dos riscos da doença, conforme indicam as autoridades sanitárias, e continua sem liberar do serviço – para trabalhar de casa, remotamente - as pessoas com 60 anos ou mais. Até aqui, só está liberando quem tem 65 anos ou mais.

Ao agir assim, a empresa desrespeita o Estatuto do Idoso, legislação que protege pessoas a partir dos 60 anos, reconhecendo suas vulnerabilidades, além do Decreto Estadual 19.528/2020, que libera o pessoal dessa faixa etária enquanto perdurar a situação de emergência em saúde. É urgente que a direção da Embasa tenha sensibilidade para fazer essa correção nos procedimentos, não colocando em risco parcela importante e grande de trabalhadores (as). Aliás, o momento exige que seja feito muito mais.

Mesmo reconhecendo que os protocolos já adotados formam um conjunto de medidas importantes, estes precisam ser revisados conforme as necessidades e a evolução dos fatos. Pelo que a realidade já impõe, o Sindicato recomenda que a empresa coloque em regime de trabalho remoto (home office) o maior número possível de empregados (as), deixando uma equipe mínima, e suspendendo todo o atendimento presencial nas unidades e lojas.

Além da liberação das pessoas idosas para a execução dos serviços de forma remota, a partir de sua casa, o Sindicato pediu que a Embasa faça o mesmo com estagiários e menores aprendizes, bem como a suspensão do atendimento presencial no Departamento Médico, só o fazendo por telefone, como forma de proteger quem esteja com algum sintoma e quem está lá no atendimento, protegendo os dois lados. 

Quem tem doença crônica, deve ligar para o Departamento Médico a fim de receber a devida orientação antes mesmo de ir para o trabalho, até porque a unidade não está apta para o tratamento do coronavírus e sim os hospitais e postos de saúde. Essas pessoas devem ser liberadas independentemente da idade. Outra cobrança levada pelo Sindicato é para que a Embasa só exija o registro de frequência por meio impresso.