Gota D'água

Crime de Brumadinho: 16 pessoas vão responder por homicídio no rompimento da barragem

10/02/2020

Passado um ano do gravíssimo crime ambiental praticado pela empresa Vale, em Brumadinho (MG), onde o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério matou 270 pessoas, o Ministério Público apresentou denúncia por homicídio duplamente qualificado contra 16 pessoas da própria Vale e da Tuv Suv, empresa de engenharia e consultoria que fez laudos indicando estabilidade das barragens. 

Os acusados também responderão por crimes contra a fauna, a flora e de poluição. O rompimento da barragem aconteceu em 25 de janeiro do ano passado: quase 10 milhões de metros cúbicos de refeito de minério saiu destruindo tudo que ficava abaixo, incluindo uma vida de moradores da empresa, uma vila de turismo e comunidades do entorno. Rios também foram contaminados, tornando a água (até hoje) imprópria para consumo e aproveitamento na agricultura.

As investigações concluíram pela existência de uma “promíscua relação entre as duas corporações denunciadas” visando esconder o risco existente nas barragens de mineração da Vale. “Com o apoio da Tüv Süd, a Vale mantinha falsa imagem de segurança para evitar impactos à sua reputação e alcançar a liderança mundial em valor de mercado”.