Gota D'água

Sindicatos convocados para lutar contra o PL 3261

23/11/2019

Diante de articulações que estão sendo feitas nos bastidores da Câmara dos Deputados, a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) convocou representantes de sindicatos de todo o país para fazer presença no Congresso Nacional esta semana. Boatos indicam que o governo e as bancadas em defesa de empresários desejam colocar em votação imediatamente o Projeto de Lei 3261, que privatiza o saneamento, ou então alguma medida semelhante.

O que está claro é que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adepto da privatização, pretende driblar a oposição ao PL 3261 através de um acordo a partir de uma proposta elaborada por entidades patronais, como a Abcon (empresas privadas) e a poderosa Federação das Indústrias de São Paulo, a Fiesp. Na prática, estão propondo uma transição mais lenta para a privatização do setor.

Caso a proposta seja aceita pelo relator do PL 3261, o movimento sindical precisa se articular para impedir que aconteçam retrocessos. Está prevista uma reunião em Brasília nesta terça (26).