Gota D'água

Data reafirma compromisso com a luta pela igualdade racial

23/11/2019

Ao som da Banda Ilê Aiyê e após uma encenação de Zumbi dos Palmares feita pelo ator Jonathan Cerqueira, a Câmara de Vereadores de Salvador marcou a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, realizando uma sessão especial. O combate ao racismo foi o tema mais abordado, sendo que a maioria dos vereadores opinou que ele está impregnado na sociedade e que, por isso, para enfrentá-lo, é necessário que a sociedade tenha consciência da questão para então promover as mudanças necessárias. 

O vereador Sílvio Humberto (PSB) afirmou que a data está longe de ser um momento apenas de celebração: “É também de denúncia, para reafirmar o compromisso pela igualdade racial. Ou a sociedade como toda se envolve em uma luta antirracista ou nós continuaremos nesse ciclo vicioso”. Moisés Rocha (PT), presidente da sessão, destacou a luta de Zumbi dos Palmares e a necessidade da população negra ter consciência do problema a enfrentar. Ainda segundo ele, a exclusão, o racismo e a escravidão não são problemas apenas dos negros, mas da sociedade.

Presidente da Câmara, Geraldo Júnior citou o jornalista e advogado baiano Luis Gama, um dos heróis da luta contra a escravidão, que disse: “Em nós, até a cor é um defeito. Um imperdoável mal de nascença, o estigma de um crime. Mas nossos críticos se esquecem que essa cor é a origem da riqueza de milhares de ladrões que nos insultam; que essa cor convencional da escravidão tão semelhante à da terra, abriga sob sua superfície escura, vulcões, onde arde o fogo sagrado da liberdade”.