Gota D'água

Morre Henry Sobel, rabino defensor dos direitos humanos

23/11/2019

O rabino Henry Sobel, de 75 anos, faleceu na última sexta, em Miami (EUA), onde se tratava de um câncer de pulmão. Ele teve forte atuação política no Brasil, sendo um ativista dos direitos humanos, e se opôs à ditadura militar ao não aceitar a versão de suicídio para o jornalista Vladimir Herzog, que mais tarde se confirmou ter sido assassinado, em 1975.

Junto com dom Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo, e Jaime Wright, pastor presbiteriano, Sobel participou do célebre ato ecumênico em homenagem a Herzog. A catedral da Sé ficou lotada e uma multidão tomou conta da praça, num silencioso e contundente protesto contra a ditadura.

Depois, em entrevista, o rabino declarou: "Falta buscar outros Vlados cujos direitos foram violados, Vlados humilhados em vida e depois da vida. O trabalho pelos direitos humanos está apenas começando no Brasil. Temos um longo caminho a percorrer. E, enquanto for rabino, algo que pretendo ser até o fim da minha vida, assumo o compromisso de lutar por isso. A morte de Vladimir Herzog não terá sido em vão". Henry Sobel viveu grande parte da sua vida no Brasil. Para ele, “não existe um povo igual no mundo", disse.