Gota D'água

TOMENota: Cetrel e DAC

18/11/2019

Trabalhadores (as) da Cetrel e da DAC voltaram a cobrar o que foi prometido, o realinhamento dos salários após nova pesquisa de mercado para reduzir eventuais defasagens. A promessa das empresas foi de que até o final deste ano haveria um realinhamento, mas até agora nem sinal existe de algo possa acontecer, daí a cobrança da categoria. E o ano está praticamente no final.

Plano de saneamento
Mais um grupo de municípios ganhou suporte do governo estadual para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, uma exigência da lei. São eles: Caculé, Caetanos, Candiba, Cordeiros, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Matina, Mucugê, Nova Canaã, Palmas de Monte Alto, Piripá, Ribeirão do Largo e Tanque Novo. Sem os planos, os municípios não recebem recursos de saneamento nem podem conceder os serviços.

Novembro negro
Para registrar a Semana Nacional da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores de Salvador abre nesta terça (19) e segue até dia 29 uma exposição fotográfica sobre vereadores (as) negros (as) que ocuparam o legislativo municipal. A mostra fica na biblioteca e pode ser vista de segunda a sexta. Também poderão ser consultadas obras literárias de autores (as) negros (as). Nesta terça à tarde também tem palestra sobre cidadania para a juventude negra.

40 anos de Anistia
Na passagem dos 40 anos de atuação da Anistia no Brasil, na próxima quinta (21) será realizado um congresso nacional para analisar as quatro décadas de trabalho e a vida nesses tempos de negação histórica. O encontro será na Fundação 2 de Julho, no Garcia, e vai discutir temas bem atuais, como justiça de transição, impunidade dos agentes do Estado e declarações do presidente Bolsonaro sobre a ditadura militar no Brasil.

Quem paga o abono
Na série de medidas de esvaziamento dos bancos públicos, em privilégio de bancos privados, o governo Bolsonaro tomou mais uma decisão: o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial não será mais exclusivo do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Isso é o que também está previsto no pacote que criou o “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo”.

Mulheres especiais
Na série que reconhece e rende homenagem a grandes personalidades femininas do país, os Correios acabam de lançar o selo especial Maria da Penha, numa referência à farmacêutica cearense que deu nome à lei de combate à violência doméstica. Ela lutou durante 19 anos para que seu ex-marido e agressor fosse julgado e punido. Por isso, ela entrou na série “Mulheres Brasileiras que fizeram história” lançada pelos Correios.

Trabalho escravo
Um grupo de cinco trabalhadores brasileiros, mais dois venezuelanos, foi retirado de um canteiro de obras em Santo Antônio de Jesus onde atuava em condições análogas à de escravo. Trabalhavam sem fardamento, luvas e proteção solar, sem carteira de trabalho assinada e num local sem as mínimas condições de higiene. O grupo foi resgatado por uma equipe da Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia (Coetrae-BA), com membros do Ministério Público do Trabalho.