Gota D'água

TOMENota: Mediação Petrobras

14/10/2019

Está marcada para esta terça (15) uma mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), para discutir a transferência da Petrobras da Bahia e os impactos econômicos e sociais da medida. A empresa quer entregar até dezembro o prédio onde funciona sua sede administrativa na Pituba, transferindo pessoal para Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Saneamento rural
Vale a pena anotar na agenda: de 5 a 7 de novembro será realizado o “X Seminário Sisar e Centrais” no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB). Trata-se de discutir ações voltadas para o saneamento rural, especialmente a partir de centrais de abastecimento comunitárias. O modelo teve origem no corpo técnico da Cerb, hoje funciona em Jacobina e Seabra, mas ganhou grande avanço mesmo foi no Ceará e Piauí. 

Multa pelo lixão
O Tribunal de Justiça da Bahia manteve a punição aplicada por um juiz local contra a Prefeitura de Riachão do Jacuípe, por manter um “lixão” na cidade. A ação foi movida pelo Ministério Público da Bahia e obriga a construção de um aterro sanitário, além de multa de R$ 10 mil por descumprimento da medida. Os promotores públicos baianos resolveram agira nessa área e essa não é a primeira medida contra os vergonhosos “lixões”.

O perigo do urânio
O Ministério das Minas e Energia pretende retomar até o final do ano a mineração de urânio em Caetité, após cinco anos de atividade paralisada. A extração e beneficiamento do urânio já causaram acidentes, contaminando água e solo, além de adoecimentos. Agora tem outro agravante: alegando falta de recursos, o governo quer parceria de empresários para tocar esse negócio. Focada no lucro, a tendência é a mineração causar estragos piores.

Pessoa idosa
Após audiência pública na semana passada, na Assembleia Legislativa, tomou impulso a criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, cuja finalidade será propor políticas públicas para o idoso, a exemplo do que já acontece no âmbito do município de Salvador. Ele poderá captar recursos do governo, de pessoas físicas e jurídicas. No próximo dia 31 está prevista uma sessão especial em homenagem à pessoa idosa. O Coletivo de Aposentados (as) do Sindae tem acompanhado esse debate.

Mata destruída
Uma operação conjunta do Projeto Harpia e do Ministério Público da Bahia demoliu fornos de produção ilegal de carvão no Sul e Extremo-Sul do estado. As ações foram realizadas nos municípios de Canavieiras, Santa Luzia, Camacan, Mascote, Itapebi, Belmonte, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália e Potiraguá. Foram encontradas quase 295 hectares de área devastada e grande área desmatada e queimada. Fiscais apreenderam equipamentos e aplicaram várias multas.

Mina de ouro
A economia está parada, não tem emprego mas os bancos não perdem a mina de ouro. Tiveram rentabilidade recorde no primeiro semestre, conforme o Banco Central. Nada não: o retorno sobre o patrimônio líquido foi de 15,8% em junho deste ano, patamar semelhante ao de março de 2012, quando bateu em 15,9% e a economia estava aquecida.