Gota D'água

Deputado quer fim da justiça do trabalho, sonho de Bolsonaro

14/10/2019

Aos fatos para refrescar a memória: numa entrevista em 3 de janeiro logo após ser empossado e fazendo referência a justiça do trabalho, o presidente Bolsonaro perguntou "qual é o país que tem?". Dias antes, mirou sua arma para o Ministério Público do Trabalho, dizendo que "se tiver clima, a gente resolve esse problema".

Não falta quem queira lhe agradar: o deputado federal Paulo Martins (PSC-PR) está colhendo assinaturas para fazer andar no Congresso Nacional seu projeto de extinção da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.

A classe trabalhadora precisa ficar atenta, pois é mais uma ação para tirar direitos. O projeto é do inteiro agrado dos empresários, classe sempre merecedora de presentes de Bolsonaro, um eleito pela população que vem esnobando quem de fato precisa de direitos e proteção.

Indignação - "É espantosa e indigna uma proposta cuja justificação não tem compromisso com dados e que, na realidade, pretende é desestruturar o sistema de Justiça, e não aperfeiçoá-lo”, reagiu a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto.

Ainda segundo ela, é um absurdo um projeto desse “com o desemprego a olhos vistos, desigualdade crescente e vários problemas no mercado de trabalho brasileiro, a intenção de alguns deputados é de aprofundar a desarticulação do sistema laboral, sem se importarem com as desigualdades sociais. Um país com trabalho escravo, trabalho infantil, acidentes do trabalho e problemas de inclusão igualitária no mercado, não pode simplesmente prescindir das redes de proteção. Estamos, infelizmente, numa época em que perdemos a barreira do impossível ou do improvável", avalia.