Gota D'água

Cerb deve abrir debate sobre sua reestruturação nesta quarta

14/10/2019

Após reunião com o Sindicato na última quarta (9), o presidente da Cerb, Antônio Matos, marcou para esta semana um novo encontro no qual apresentará a reforma administrativa que está sendo feita na empresa e se propôs a receber propostas dos (das) trabalhadores (as) no âmbito do projeto. Se tal encontro acontecer, conforme o combinado, vai iniciar o trabalho conjunto pela reestruturação, visando dotar a Cerb de condições que viabilizem sua sobrevivência e a afaste de novas ameaças de extinção. Essa nova reunião está inicialmente prevista para quarta (16).

Essa foi uma das questões que mais avançou entre tantas discutidas na semana passada. Outros pontos discutidos com a direção da Cerb ainda estão pendentes de ações de outros órgãos do governo, a exemplo da promoção de 17 empregados (as) em cargos considerados em extinção, que está sob análise da Procuradoria Geral do Estado, e da eleição do (da) representante da categoria no Conselho de Administração. Sobre esse assunto, Antônio Matos disse que aguarda um aval do governador Rui Costa para tocar o processo de eleição.

O acordo coletivo, segundo ele, ainda depende de avaliação da Secretaria de Administração, lembrando da restrição financeira do governo. Da mesma análise está pendente o Programa de Demissão Voluntária (PDV) destinado ao desligamento de aposentados (as). Matos disse que nada ainda está definido.

Adiantou que pediu um estudo de impacto financeiro sobre a possibilidade de melhoria do acordo coletivo e o Sindicato deixou uma proposta de benefício para o próximo Programa por Desempenho (PPD), na base de um salário base mais o valor do anuênio. Hoje o benefício é de um salário base. A direção da Cerb ficou de avaliar a proposta.