Gota D'água

Luta histórica do Sindicato, concurso da Embasa terá edital lançado em novembro

09/10/2019

Em medida inicialmente divulgada na intranet da empresa, o Conselho de Administração da Embasa homologou no último dia 30 o pedido de dispensa de licitação e autorizou a contratação do Instituto AOCP, uma associação sediada no Paraná, para organizar o novo concurso público. Existe a previsão de que o edital do concurso seja lançado até novembro.

A expectativa é de contratar cerca de 800 pessoas para todos os níveis, visando o preenchimento de vagas já existentes e que decorrem tanto da construção de novos sistemas quanto da ampliação das unidades e também pelos desligamentos de aposentados (as).

Trata-se de mais um concurso fruto de antiga luta do Sindicato, travada para suprir vagas abertas a partir dos anos 2000 por conta da tentativa de privatização da água e da terceirização ilegal. Naquela época o projeto do governo era reduzir o quadro de pessoal próprio para tornar a Embasa mais atrativa para a iniciativa privada e assim intensificou demissões sem realizar novas contratações. Posteriormente, com muita luta do Sindicato, o governo desistiu da privatização e o Sindicato passou a lutar pela realização de concursos, sendo o primeiro deles em 2004. Depois vieram os de 2009, 2013 e 2016. Esse último, por sinal, é resultado de uma denúncia do Sindicato ao Ministério Público do Trabalho, que forçou a Embasa a se comprometer, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a realizar três concursos – os de 2016, esse que vem agora e fica faltando mais um.