Gota D'água

Grande passeata termina com protesto e cobranças na Governadoria

13/09/2019

Grande passeata termina com protesto e cobranças na Governadoria

CATEGORIA BOA DE LUTA

 

Uma grande marcha de trabalhadores (as) da Embasa e da Cerb encheu as ruas do Centro Administrativo da Bahia na manhã desta sexta (13) e terminou com um protesto diante da Governadoria. A boa adesão da categoria mostrou o quanto existe união e coragem para cobrar do governo e das empresas mais respeito nas negociações do acordo coletivo, e também serviu para repudiar quaisquer propostas de privatização do saneamento, conforme é divulgado na imprensa. Cerca de mil e quinhentos trabalhadores (as) participaram da caminhada. 

Uma reunião com a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) foi marcada para começar a discutir, também na sexta, as reivindicações dos trabalhadores da Embasa. Outra reunião, a ser feita provavelmente no próximo dia 23, vai discutir as demandas dos (das) empregados (as) da Cerb com a Secretaria de Administração (Saeb), que conduz as políticas de pessoal com empresas do chamado grupo “B”.

Muitas denúncias foram feitas na manifestação, desde o desrespeito e a falta de diálogo que leve ao fechamento do acordo coletivo, além de medidas da diretoria da Embasa que possam favorecer à privatização, desmandos das empreiteiras e a “engorda” do caixa, reduzindo investimentos e cortando despesas, como pretende fazer no plano de saúde.  Sobre a Cerb também foi denunciado o forte apadrinhamento político, o pânico de demissões e o não cumprimento do acordo de reestruturação firmado com o governador Rui Costa, através de proposta feita por uma comissão de trabalhadores em conjunto com o Sindicato.

Trabalhadores (as) de várias unidades da Embasa em Salvador, Feira de Santana e Região Metropolitana, bem como da Cerb (capital e Feira de Santana) participaram da passeata. O ato reviveu bons momentos de luta da nossa categoria, dando mais energia para continuar a nossa campanha salarial, em defesa do saneamento público, da regulamentação do setor e do fortalecimento das empresas e de seus (suas) empregados (as).

Também estiveram presentes e manifestaram solidariedade à nossa luta o deputado estadual Hilton Coelho e o vereador Marcos Mendes (ambos do Psol), e a dirigente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Social, Lídia de Jesus. Todos destacaram a necessidade de lutar contra medidas, seja no plano do governo estadual, seja no governo federal, que levem às privatizações e consequente entrega do patrimônio público, como a água, o petróleo e vários recursos minerais. Também fizeram uma convocação para resistir às reformas que governo Bolsonaro quer implementar na previdência, transformando em pesadelo o sonho da aposentadoria.