Gota D'água

Previdência: Deputados “trabalham” na calada da noite para derrubar nossos direitos

12/08/2019

Na calada da noite de terça para quarta-feira da semana passada um grupo de 370 deputados federais voltou a trair a sociedade ao aprovar, em segundo turno, a reforma da previdência encaminhada pelo governo Bolsonaro. Ela agora segue para discussão e votação no Senado, podendo ser concluída já em setembro, caso a resistência popular não barre essa investida contra algumas das principais conquistas previdenciárias, como o direito à aposentadoria.

Até aqui, você pode contabilizar vários prejuízos, tais como o fim da aposentadoria por tempo de contribuição e a obrigatoriedade de idade mínima de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens, mesmo assim com redução no valor do benefício (o cálculo altera o valor para menor). A pensão por morte, hoje de 100%, começa a contar a partir de 50% e vai acrescendo 10% por dependente, uma regra similar a que vai contar para a aposentadoria por invalidez. No caso da aposentadoria especial, a proposta cria três idades mínimas de acordo com o grau de risco, acaba com o benefício integral e equipara homens e mulheres nas mesmas regras.

Muito grave também é a mudança no cálculo dos benefícios. Hoje é feito pela média das 80% maiores contribuições e, com a reforma, será pela média de 100% das contribuições, o que significará uma perda substancial.