Gota D'água

Estrada de acesso à ETA Principal cada vez mais perigosa

12/08/2019

FOTO: ACERVO SINDAE

O acesso à Estação de Tratamento de Água da Embasa, em Candeias, também conhecida como ETA Principal, oferece incontáveis riscos para os empregados. Os buracos na estrada só vão se acumulando e a empresa precisa cobrar urgentemente que os órgãos competentes promovam o conserto na estrada. A estação possui capacidade para produção de 635 milhões de litros de água tratada e atende 65% do abastecimento da cidade de Salvador, mas essa extraordinária importância é retribuída com mais segurança a quem trabalha na unidade.

O longo trecho que liga a BR-324 até a estação é uma rua que não oferece sinalização horizontal, não existem placas informativas nem iluminação, tem barrancos ameaçando despencar nos locais de curvas e faltam defensas metálicas (guard rail). Para piorar, muitos animais soltos na via. O trecho tem pouco mais de 2,5 quilômetros e, segundo relatos, assaltos são constantes, sobretudo à noite.

Por conta de tantos problemas na via, carretas carregadas de cloro e outros produtos químicos que trafegam ali com frequência acabam oferecendo risco para a comunidade que reside nas proximidades. É preciso que a empresa amplie para a área externa as melhorias realizadas na parte interna da estação, garantido um acesso seguro à estação de tratamento de água dessa que é a maior empresa de saneamento do Nordeste e a quinta do país.