Gota D'água

Autoritarismo da Embasa fortalece a luta. Quarta recomeçam as assembleias

12/08/2019

Autoritarismo da Embasa fortalece a luta. Quarta recomeçam as assembleias

Uma nova e exitosa paralisação de advertência, dessa vez de 48 horas, mais uma mediação no Ministério Público do Trabalho – nada fez a diretoria da Embasa modificar a sua proposta para o acordo coletivo deste ano. O autoritarismo continua intacto: quer porque quer impor a coparticipação no plano de saúde, fazendo uma dupla cobrança pela assistência médica. Em troca, quase nada: reajuste para o salário e quatro benefícios conforme o INPC (5,07%).

O Sindicato enviou ofício à empresa solicitando nova negociação, mas a resposta é de que não existe proposta diferente a ser apresentada. Assim, teremos assembleias esta semana e no próximo dia 20 uma segunda mediação no Ministério Público do Trabalho. 

Na semana passada, a empresa conseguiu juntar ao autoritarismo e intransigência uma boa dose de intimidação, pois viaturas da polícia militar fizeram “visitas” nos portões de alguns parques. Em nada abalou o movimento: a paralisação de advertência realizada na quarta e quinta (7 e 8) teve uma adesão ainda mais significativa do que a feita no último dia 23. Por sinal, mobilizou trabalhadores (as) em locais que até então não tinham participado da luta e onde não puderam estar presentes diretores do Sindicato.

Destaca-se, ainda, que teve de tudo para animar a resistência: café da manhã, roda de violão, poesia, jogos, brincadeiras... Além disso, muitos (as) trabalhadores (as) ficaram diante dos portões das unidades explicando à população o motivo da paralisação, conforme se pode ver em Barreiras, Irecê, Jequié, Paulo Afonso e outros locais.

Depois de uma paralisação de 24 horas no último dia 23, de outra de 48 horas na semana passada, vamos definir esta semana novas estratégias de luta. Faremos isso em nova rodada de assembleias, cuja programação é a seguinte: 

Dia 14 (quarta), às 8 horas, no Cabula (UML), Camaçari, Pirajá, Candeias, Vitória da Conquista, Irecê, Barreiras, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus; às 13:30 horas, no Almoxarifado, ETA Principal e Lauro de Freitas.

Na quinta (15), às 8 horas, no CAB, Federação, Pedra do Cavalo, Alagoinhas, Itamaraju, Caetité e Senhor do Bonfim; às 13:30 horas, no Rio Vermelho e Alphaville.

Na sexta (16), às 8 horas, em Bolandeira, Itaparica, Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Itaberaba.