Gota D'água

Autoritarismo da Embasa faz crescer união da categoria

09/08/2019

Autoritarismo da Embasa faz crescer união da categoria
Trabalhadores (as) da Embasa em Feira de Santana

A intransigência da Embasa e o autoritarismo utilizado para forçar prejuízos aos (às) trabalhadores (as) deu o resultado que poderia se esperar de uma categoria consciente: a segunda paralisação de advertência, feita nas últimas quarta e quinta (7 e 8), reforçou a união e ampliou consideravelmente o nível de participação no movimento. Se a parada do último dia 23 teve uma adesão considerável, maior ainda foi a desta semana, que alcançou locais que até então não tinham participado da luta e onde não puderam estar presentes diretores do Sindicato.

Destaque, também, a presença maior do que o de sempre nos portões das unidades, com trabalhadores (as) do lado de fora deixando patente sua adesão ao protesto e conversar com a população sobre o motivo da luta. Isso se deu muito em Barreiras, Irecê, Jequié, Paulo Afonso e outras unidades.

O Sindicato enviou ofício à empresa solicitando negociação, mas a resposta é de que não nenhuma nova proposta a ser discutida no momento. Temos já marcada para o próximo dia 20 uma segunda mediação no Ministério Público do Trabalho. Ela quer impor a coparticipação no plano de saúde, e ninguém aceita.

Por sinal, nesta sexta (9) houve a primeira reunião da comissão criada para discutir a coparticipação. Ela tem prazo de 28 dias para apresentar seu relatório.

Até lá, a luta vai seguir. Se no último dia 23 fizemos uma paralisação de 24 horas e esta semana outra de 48 horas, agora podemos ir além, caso a Embasa não busque o caminho da negociação. Assim, estamos com nova rodada de assembleia marcada para a próxima semana, mesmos locais das realizadas anteriormente. A pauta já tem previsão de greve, só depende da empresa.

A programação das assembleias está assim: dia 14 (quarta), às 8 horas, no Cabula (UML), Camaçari, Pirajá, Candeias, Vitória da Conquista, Irecê, Barreiras, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus; às 13:30 horas, no Almoxarifado, ETA Principal e Lauro de Freitas.

Na quinta (15), às 8 horas, no CAB, Federação, Pedra do Cavalo, Alagoinhas, Itamaraju, Caetité e Senhor do Bonfim; às 13:30 horas, no Rio Vermelho e Alphaville.

Na sexta (16), às 8 horas, em Bolandeira, Itaparica, Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Itaberaba – 8 horas.