Gota D'água

Meio Ambiente: Política de Educação Ambiental é regulamentada

10/06/2019

Entre diversos atos autorizados em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o governo do estado editou decreto de regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental, propondo ações para a melhoria da gestão ambiental e dos recursos hídricos. Também foi instituído o Mapeamento de Cobertura Vegetal da Bahia, instrumento que vai permitir acompanhar o desmatamento e reflorestamento nos três biomas baianos: a Caatinga, a Mata Atlântica e o Cerrado. Também foi lançado edital para seleção de subprojetos socioambientais voltados para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade.

Lagoa abraçada – Estudantes de várias escolas da região, baianas, biólogos, moradores, ambientalistas, músicos e gestores de órgãos ambientais do estado participaram de um abraço simbólico na Lagoa do Abaeté no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Integrante de um santuário ambiental, a lagoa vem passando por intenso processo de degradação que está levando à redução do manancial hídrico. A comunidade local reclama do estado para a realização de ações que visem proteger o que resiste daquele patrimônio natural.

Ministro vaiado – Na celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Senado, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi vaiado e deixou o local sob gritos de “fujão”. Foi acusado pelo desmonte em órgãos como o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da perseguição a funcionários (as), liberação de agrotóxicos e não punição de desmatadores.