Gota D'água

TOMENota: Plano integrado

14/05/2019

Começa este mês o trabalho técnico de elaboração do primeiro Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Salvador. Vai contemplar Salvador e 13 municípios do entorno, que vão estabelecer os elementos de desenvolvimento e integração. A sociedade deve ficar atenta e participar da construção do documento, através de audiências públicas. O Ministério Público também vai acompanhar o trabalho.

Abono disponível
Em tempos de crise, não custa lembrar: muitos (as) trabalhadores (as) ainda não sacaram o abono salarial (PIS-Pasep) referente ao ano base 2017. Estima-se que mais de 80 mil pessoas ainda não fizeram o saque somente na Bahia. Os recursos estarão disponíveis até 28 de junho. Quem é vinculado ao PIS recebe na Caixa Econômica, e quem é do Pasep no Banco do Brasil.

Volta ao passado
Em decorrência do corte de verbas nas universidades, que joga a educação brasileira no despenhadeiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) decidiu suspender a concessão de novas bolsas de mestrado e doutorado. Ficam suspensas até as bolsas de candidatos recém aprovados. É o Brasil de volta ao passado obscuro, deixando de produzir conhecimento e de fazer ciência.

Marcha a ré
No rastro de uma crise econômica nacional sem fim, a indústria baiana teve uma queda recorde de fevereiro para março deste ano, batendo 10,1%, segundo o IBGE. Foi o pior resultado registrado pelo estado num mês de março desde 2002. Se analisado mês a mês, só foi menor que o baque registrado em maio de 2018, quando chegou a 13,8%. A nível nacional, a queda na produção baiana só foi menor do que a do Pará (11,3%).

Alívio em Sobradinho
Depois de uma severa crise hídrica, com seu nível chegando num dos piores patamares, a Barragem de Sobradinho suspira aliviada com um bom acúmulo de água para esse período do ano, estando em torno de 50% de sua capacidade. A “sala de crise” da Chesf foi transformada em “sala de acompanhamento” do Rio São Francisco. Passada a pior fase, a vazão diária de Sobradinho foi ampliada de 550 para 800 metros cúbicos por segundo, facilitando o abastecimento das cidades e a vida dos produtores rurais.

Emergência
Alguns sob efeitos da estiagem prolongadas, outros sofrendo com estragos provocados pelas chuvas. Nesse cenário, 147 municípios baianos, de diferentes regiões do estado, tiveram decretos de emergência reconhecidos pela União (já havia reconhecimento do governo estadual). Com isso, esses municípios esperam receber recursos federais para contornar seus problemas.

Trabalho escravo
Fugidos da crise em seu país, 10 venezuelanos foram resgatados trabalhando em situação análoga à de escravo, em Itabuna. Auditores do trabalho encontraram o grupo vivendo em péssimas condições num parque de exposições, onde trabalhavam sem proteção e sem garantia trabalhista. Após o resgate, eles tiraram Carteira de Trabalho, tiveram acesso ao seguro desemprego e estão à disposição da assistência social do município.