Gota D'água

Embasa pede adiamento de nova negociação do acordo coletivo

14/05/2019

Sob alegação de que está mobilizada e com todos os esforços concentrados para evitar os impactos do PLV 8/2019, antiga MP 868, que tramita no Congresso Nacional, a diretoria da Embasa pediu o adiamento da negociação do acordo coletivo que seria realizada na última quinta (9). Transferiu a reunião para o próximo dia 20, na expectativa de que até lá já se tenha uma decisão sobre a proposta que está sendo discutida em Brasília e que desmonta o setor de saneamento no Brasil.

O Sindicato reconheceu o risco que a proposta do governo federal representa para a sobrevivência das companhias estaduais, mas ponderou que a Embasa precisa fazer a negociação, pois essa é a expectativa da categoria. A negociação da semana passada seria a quarta da atual campanha salarial. 
Também foi cobrado que, na reunião do próximo dia 20, por já estar praticamente no final do mês, a empresa renove o Termo de Compromisso para manutenção das cláusulas econômicas. Termo semelhante foi assinado e entregue pela Embasa em 3 de abril. Vale lembrar que a negociação deste ano só envolve as cláusulas econômicas, pois as demais têm validade até o ano que vem.