Gota D'água

Cerb confirma PPD para o final do mês e fecha mais 27 cláusulas do acordo

15/04/2019

Durante as negociações da campanha salarial, semana passada, a direção da Cerb confirmou o pagamento no final deste mês do benefício correspondente ao Prêmio por Desempenho (PPD), que está na Cláusula 17ª do acordo em vigor. Ele ficará em 1,23% do salário de dezembro de 2018, após análise dos indicadores de desempenho da empresa no ano passado.

O pagamento antecipado do PPD é fruto do esforço de toda a categoria que vem se empenhando ao máximo, garantindo qualidade e eficiência aos trabalhos da empresa, cujo papel social merece destaque por fazer saneamento rural e ser a única a atuar nesse setor na Bahia. O Sindicato tem procurado mostrar aos gestores a importância desse trabalho e a competência dos (das) empregados (as), os quais fazem merecedores do benefício do PPD, até para amenizar o sufoco causado pela falta de reajuste salarial que perdura há anos.

Mais 27 cláusulas fechadas - Na última rodada de negociação com a Cerb, realizada na quarta (10), mais 27 cláusulas do acordo coletivo deste ano foram fechadas, todas sem impacto financeiro direto e conforme o acordo em vigor. Agora já temos um total de 33 já resolvidas (foram seis cláusulas fechadas na primeira reunião). O próximo encontro está marcado a próxima quarta (17), quando já esperamos que a empresa tenha uma definição do governo estadual sobre as negociações das cláusulas econômicas, que sempre foram fontes geradas de conflitos.

Vale registrar a seguir as cláusulas fechadas na semana passada: diárias, danos em equipamentos, fardamento, amamentação/viagens, recuperação de dependentes químicos, proteção coletiva, informações de risco, PPP, serviço social em Feira de Santana, programa habitacional, igualdade de oportunidades, assédio sexual, investigação de acidentes, acidente de trabalho/doença profissional/readaptação, detecção precoce do câncer, saúde bucal, condições sanitárias, PPRA, instalações elétricas/riscos de acidente, controle de exposição ao ruído, licença paternidade, programa de ergonomia, contribuição assistencial, pagamento calendário, controle de serviços de terceiros, multa e vigência do acordo.

Contribuição sindical – A Cerb deixou de recolher em fevereiro e março, em favor do Sindicato, a contribuição mensal sindical de parte dos (das) empregados (as). Questionada se estava a seguir orientação do governo Bolsonaro, argumentou que foi um erro operacional e que a contribuição será descontada de todos (as) na folha deste mês e, no mês que vem, será descontada a parcela de quem não sofreu o desconto em março.