Gota D'água

Emasa abre negociação apresentando proposta já na primeira rodada

08/04/2019

De forma inovadora, a Emasa (Itabuna) apresentou uma proposta de acordo coletivo de trabalho já na primeira rodada de negociação, realizada na última sexta (5), contemplando, inclusive, o reajuste salarial. Está muito abaixo do que a empresa pode oferecer, mas, de qualquer forma, o Sindicato vai analisar a proposta e dar uma resposta na próxima reunião, que está marcada para a próxima sexta (12).

O reajuste oferecido pela Emasa é de 4,13% para trabalhadores (as) que recebem o piso salarial (R$ 1.090,00), ficando para os demais, no caso a maioria, um reajuste equivalente à metade do INPC dos últimos 12 meses. Esse índice, vale salientar, só deve ser divulgado pelo IBGE no início de maio.

Seja para quem recebe o piso salarial, seja para quem recebe acima dele, a proposta é insuficiente, além de deixar uma perda salarial para a grande maioria dos trabalhadores. O Sindicato lembrou que, no ano passado, a direção da empresa prometeu valorização salarial para quem ganha menos, mas que até isso está sendo esquecido na proposta. Além disso, a Emasa já tem garantido um reajuste de 7% nas tarifas a partir de maio, o que irá aumentar bastante a sua receita.