Gota D'água

XIX Grito da Água é na sexta. Categoria está convocada a participar

19/03/2019

XIX Grito da Água é na sexta. Categoria está convocada a participar

Seja para celebrar o bem mais essencial à vida, a água, seja para protestar contra sua privatização e o uso visando obtenção de lucro em detrimento da vida, a categoria de água, esgoto e meio ambiente da Bahia está convocada a participar do XIX Grito da Água que acontecerá na próxima sexta (22), a partir das 15 horas. Vamos marchar do Campo Grande até a Praça Castro Alves, levando nossas bandeiras e convocando a sociedade a participar das nossas lutas. Afinal, o destino a ser dado para a água doce vai ser crucial para atuais e futuras gerações.

Estamos vivendo uma das mais longas secas, consequência da ação humana sobre o planeta, desertificando enormes áreas com a derrubada de matas, além de estarmos assistindo o assoreamento de rios e mananciais, falta de fiscalização das barragens, uso indiscriminado e abusivo da irrigação inadequada, despejo de esgoto sem tratamento nos mananciais, uso intensivo de agrotóxicos e grande parcela da população sem o direito a água potável e rede de esgotamento sanitário. O estado como um todo não implanta políticas públicas nem exerce seu papel fiscalizador para proteger os recursos hídricos e o meio ambiente.

A sociedade tem muitos outros problemas a questionar e debater, como o tamponamento de rios em Salvador, a omissão dos municípios em relação aos planos de saneamento básico, a falta de políticas para resíduos sólidos, a falta de obras de revitalização de rios, sobretudo o São Francisco, a morte de vários rios baianos, a ação de prefeitos visando entregar os serviços de água e esgoto para a iniciativa privada, numa ação feita com empresas sem qualquer experiência com saneamento, deixando um enorme rastro de suspeita sobre negociatas... Enfim, temos muito o que cobrar.

O Grito deste ano sairá com tema “Contra a lama da ganância, defender a água é nosso dever, é nosso direito. Não deixe privatizar”. Como se pode ver, os crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho, ambos em Minas Gerais, bem como os projetos de privatização da água, serão as principais pautas da nossa manifestação. Como sempre, a marcha deve contar com a participação de estudantes e integrantes dos movimentos social e popular.

Última reunião preparatória – Será nesta quarta (20), às 10 horas, no Sindae, a última reunião preparatória do Grito da Água. Todas as entidades participantes estão convocadas a participar para ajudar na definição dos últimos detalhes de nossa marcha.